PM goiana será reforçada por reservistas

Inscrições para a contratação de reservistas das Forças Armadas vão até o dia 29 de agosto


A Secretaria de Segurança Pública abriu inscrições, até o dia 29 deste mês, para o segundo certame que visa a contratação de reservistas das Forças Armadas (Exército, Marinha ou Aeronáutica) para o Serviço de Interesse Militar Voluntário Estadual (Simve) da Polícia Militar. A prova de conhecimentos será aplicada no dia 8 de setembro. No primeiro semestre deste ano a PM realizou o primeiro certame do Simve, que está em andamento. Segundo o assessor de Comunicação Social da PM, tenente-coronel Walter Caetano, “só pode concorrer às vagas quem saiu das Forças Armadas há no máximo cinco anos. As mulheres que estiveram na escola de formação do Exército, da Marinha ou Aeronáutica também podem se candidatar”. No total, foram abertas 1,3 mil vagas.

O candidato deve cumprir vários requisitos, entre eles ter entre 19 e 27 anos e ser reservista de 1ª ou 2ª classe. O processo seletivo terá cinco etapas. O programa é temporário, criando condições para a qualificação profissional, a formação no ensino superior e encaminhamento para o mercado de trabalho. “Quem foi dispensado, para nós não serve. Nós queremos aproveitar a bagagem de conhecimento dele  na formação sobre o serviço do policial militar e num prazo de três meses ele estará apto a trabalhar”, explica o tenente-coronel Walter Caetano.

Os novos policiais, que terão a patente de soldado, vão trabalhar em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Luziânia, Rio Verde, Jataí, Itumbiara e Caldas Novas. “A primeira etapa já foi concluída e nós já selecionamos cerca de 450 ex-soldados e agora foram abertas mais 900 vagas abertas. Nós acreditamos que até o mês de outubro daremos início ao curso de formação”, destaca o tenente-coronel. Durante o curso de formação, os candidatos vão receber R$ 939,33 reais mensais e, depois da formação, R$ 1.341,90.

Os novos soldados da Polícia Militar não poderão trabalhar no serviço especializado, como o Choque, Rotam e Giro. “Eles poderão atuar na guarnição de viatura, CPO e em grandes eventos. Armamento ainda está em estudo, vai depender muito do conhecimento deles”, diz Walter Caetano. O contrato será de 12 meses, mas para ser renovado, o soldado deverá comprovar que está matriculado numa faculdade. O contrato é de no máximo 36 meses.

Notícias de Goiás

Compartilhe

Comente: PM goiana será reforçada por reservistas