Pecuária 2014: Julgamentos prometem surpresas

Julgamentos de gado acontecerão do dia 13 ao dia 20 e o torneio leiteiro do dia 11 ao dia14


Boa genética, musculatura forte e peso são alguns dos quesitos para julgamento dos gados das raças Canchim, Holandês e Nelore na 56ª Exposição Agropecuária, que promete surpresas e inovações este ano, começando pelo número de animais, que é maior do que no ano passado.  “Este ano, sem dúvida, vai ser bem difícil, pois os animais estão cada vez mais preparados e vindo para competir mesmo”, diz Juliano Monteiro de Aquino, veterinário do Sindicato Rural.

Nivaldo Joaquim Alves, da fazenda São Tomé, vem confiante com o boi Rabisco que já ganhou três vezes consecutivas no julgamento da raça Canchim, ele afirma que não existe segredo, “o importante é dar ao animal a alimentação correta com silagem, concentrado e feno, que ajuda a manter o animal gordo e forte”, explica.  Renato Rodrigues, um dos tratadores, afirma que o boi Rabisco sempre ganha pois além da alimentação e os cuidados, ele tem uma boa genética que o ajuda a ser sempre o melhor. “Desta vez, temos um diferencial, pois é a primeira vez que o gado Canchim será julgado em Rio Verde à nível nacional”, afirma.

Já os animais da raça Holandesa vieram com tudo para vencer o torneio leiteiro, todas as vacas são preparadas com ração e uma dieta especial da fazenda. “Nossas vacas são como atletas que ficam se preparando para vencer”, afirma Rondinelly Prado Guimarães, tratador de animais. Algo que parece simples, mas que faz toda diferença na produção de leite é o uso de climatizadores que evita que as vacas fiquem ofegantes com o calor, afinal, elas precisam de um bom ambiente para que possam produzir mais leite e assim vencerem o torneio e este utensílio já está sendo utilizado.

E a raça que promete muitas supresas, sendo muito difícil o julgamento por ser analisada em seus mínimos detalhes, é a Nelore, que a cada ano supera as expectativas tanto dos jurados quanto dos visitantes. Rafael Brito dos Santos veio de Matrinchã – Goiás, pronto para vencer trazendo uma novilha que já foi campeã em várias cidades como Santa Helena, Jataí e Mineiros. “A nossa novilha Jamaica tem um “currículo” muito bom, por isso acho que ela tem grandes possibilidades de vencer”, diz Santos.

Outro concorrente muito forte da raça Nelore é o boi Marantes que se destaca por sua força, já é o terceiro ano que ele participa do julgamento e em Rio Verde nunca venceu, mas já ficou entre os melhores aqui e ganhou em outras cidades. “Eu torço para que ele ganhe, mas tem concorrentes muito fortes, mas viemos com a expectativa de vencer”, afirma Adenilson Lopes Santana, tratador do gado Nelore.

De acordo com o veterinário do Sindicato Rural, a concorrência este ano está acirrada. “Todos estão com uma expectativa muito grande para saber quais serão os grandes vencedores, tanto da raça Canchim que será um julgamento Nacional, quanto da raça Holandesa que promete ultrapassar a quantidade retirada de leite, que no ano passado foi 70 litro, sem esquecer é claro da raça Nelore, que sempre vem com surpresas inovando nos mínimos detalhes” afirma Juliano.

Os julgamentos acontecerão do dia 13 ao dia 20 e o torneio leiteiro do dia 11 ao dia14.

Sindicato Rural de Rio Verde

Compartilhe

Comente: Pecuária 2014: Julgamentos prometem surpresas