Pecuária 2014: Fiscalização rigorosa de animais

Preocupação tem como objetivo evitar que qualquer animal chegue ao parque portando alguma doença e possa atingir as demais raças expostas


Não é só de festa que é feita a Expo Rio Verde, afinal, a preocupação maior da organização do evento é proporcionar além de uma boa festa, a melhor apresentação possível dos animais que estão expostos. Para isso, o Sindicato Rural de Rio Verde conta com uma equipe de fiscais que passam um verdadeiro “pente fino” nos animais que por aqui chegam.

Segundo Juliano Aquino, veterinário responsável do Sindicato Rural, os animais são conferidos um a um quando desembarcam e recebem fiscalização de documentação, notas fiscais e de exames de saúde. Essa preocupação com a sanidade dos animais tem como objetivo evitar que qualquer animal chegue ao parque portando alguma doença e possa atingir as demais raças expostas, uma vez que uma doença afetaria o rendimento do animal nos torneios da Expo Rio Verde. Após essa verificação, os animais passam por uma segunda fiscalização, realizada pela AGRODEFESA, que estará presente nos dez dias de festa. “Para garantir a sanidade de todos os animais, tanto dos que estão chegando quanto dos que já estão aqui, é que realizamos essa fiscalização, ou seja, se algum animal, chegar sem documentação, ou com algum tipo de doença, ele nem entra no parque”, comenta Juliano, que ressalta “se algum animal chegar sadio e adoecer aqui no parque, nós damos todo o suporte, eu como veterinário do parque, estou pronto para dar qualquer auxílio para a recuperação desse animal”.

Além do veterinário do Sindicato Rural e dos estagiários, a AGRODEFESA se faz presente com a unidade móvel da entidade. A van é utilizada como um escritório móvel, onde o órgão leva os serviços até o produtor. O veículo é equipado com gerador, material de escritório e material de cozinha, para situações em que os fiscais precisam passar muito tempo em campo. Segundo Geraldo Aguiar, gestor de frota da regional de Rio Verde, no caso da Expo Rio Verde, muitos produtores que vem de fora, não sabem onde fica a sede do órgão em Rio Verde, por isso ela veem até o parque para atender os expositores de animais.

Assessoria de Imprensa – Sindicato Rural

Compartilhe

Comente: Pecuária 2014: Fiscalização rigorosa de animais