MP recomenda aumento do efetivo policial em Rio Verde

Recomendação foi enviada ao governador Marconi Perillo


O Ministério Público de Goiás, representantes de entidades de classe e vereadores de Rio Verde enviaram recomendação ao governador Marconi Perillo, ao secretário de Segurança Pública, Joaquim Mesquita, e ao comandante-geral de Polícia Militar, coronel Sílvio Benedito, para que removam, no prazo de 10 dias, ao menos 150 policiais militares para Rio Verde, lotando-os especificamente no 2º Batalhão da Polícia Militar. O pedido é para que seja realizada uma distribuição proporcional dos policiais militares nos municípios goianos, especialmente nos mais violentos, e, no caso de Rio Verde, para que o município conte com, no mínimo, 300 policiais militares.

É recomendado ainda que, para as futuras nomeações, posses e lotações de policiais militares, sejam adotados critérios objetivos, especialmente quanto aos dados estatísticos do Observatório de Segurança Pública e não apenas questões subjetivas.

Números da violência

No documento, é destacado que o Estado de Goiás possui um efetivo de cerca de 12.700 policiais militares, com aproximadamente um policial para cada 590 habitantes. Contudo, Rio Verde possui aproximadamente um policial para cada 1.390 habitantes, com número total de 150 policiais. Também é pontuado que as cidades de Águas Lindas de Goiás e Luziânia, ambas com populações inferiores e índices de criminalidade semelhantes aos de Rio Verde, possuem efetivo de 373 PMs e 269, respectivamente. Já cidades como Formosa, Valparaíso de Goiás, Caldas Novas, Trindade e Catalão, todas com populações e índices de criminalidade inferiores aos de Rio Verde, têm efetivo policial de 243, 219, 198, 195 e 185, respectivamente, conforme informações do próprio Comando-Geral da PM-GO.

A recomendação assevera ainda que, de acordo com o relatório Mapa da Violência, publicado em 2014, a cidade está na 136ª posição dentre as mais violentas do País, com a taxa de 62 homicídios por 100 mil habitantes.

Apoio da sociedade civil

No dia 15 de outubro, o promotor Marcelo Rigueti, da 9ª Promotoria de Justiça de Rio Verde, promoveu audiência pública com o tema “Segurança Pública em Rio Verde”, na sede do Legislativo municipal. Com a participação de cerca de 150 pessoas, o encontro culminou com o apoio formal da comunidade, por meio de assinatura de nomes em listas, para o aumento imediato do efetivo de policiais militares no município.

O apoio da sociedade civil foi formalizado pela assinatura, na recomendação, de representantes do Conselho de Segurança do Município, da Associação Comercial e Industrial, do Sindicato das Empresas Varejistas, da Associação de Jovens Empresários, da Loja Maçônica, da Ordem dos Advogados do Brasil, da Câmara de Dirigentes Lojistas, do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios, do Conselho de Desenvolvimento Econômico, do Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens do Estado de Goiás e da Associação dos Transportadores de Cargas do Centro-Oeste. Também assinam a recomendação vereadores, o presidente da Câmara Municipal, Iran Cabral, e o deputado federal Heuler Cruvinel.

Texto: Cristina Rosa / Assessoria de Comunicação Social do MP-GO

Compartilhe

Comente: MP recomenda aumento do efetivo policial em Rio Verde