Mineiros terá curso de Medicina

Fama está autorizada a oferecer 200 vagas por ano


Um foguetório na manhã desta segunda-feira (29/06) provavelmente deixou alguns mineirenses intrigados, e até irritados, aqueles que costumam acordar um pouco mais tarde. Mas, a comemoração efusiva tem um motivo pra lá de importante para o município de Mineiros (GO).

Ocorre que nesta segunda, dia 29 de junho de 2015, foi publicado no Diário Oficial da União Nº 121, a Portaria Nº 487, do Ministério da Educação (MEC) que autoriza o curso de graduação em medicina (bacharelado), da Faculdade Mineirense (Fama).

A instituição está autorizada a oferecer 200 vagas, ao ano, para o curso de medicina, que deverá ser composto de 12 semestres (6 anos). A Fama se esforça, desde 2007, para trazer a graduação em medicina para Mineiros.

A equipe de jornalismo da Rádio Eldorado falou com o vice-diretor da Fama, Thiago de Carvalho Sampaio, que adiantou alguns detalhes sobre a graduação em medicina. Segundo ele, as inscrições para o primeiro vestibular (2ª semestre de 2015) já estarão disponíveis ou nesta, ou na próxima semana.

O vestibular para medicina será aplicado separadamente ao vestibular da Fama. As provas serão elaboradas e dirigidas conforme os parâmetros do vestibular da Universidade Federal de Brasília (UnB).

Thiago adiantou também que o curso já está pronto, com corpo decente contratado, entre mestres e doutores. A estrutura física também está completa, inclusive, contando com uma biblioteca avaliada em cerca de R$ 3 milhões.

Outros detalhes do curso de medicina serão divulgados em breve, como o valor da taxa de inscrição, a data das provas (o local onde serão aplicadas), o valor do curso e mensalidades, a ementa, possíveis bolsas, entre outras informações.

O que tem de momento é a certeza de que o município de Mineiros contará com a graduação em medicina pela Fama, já autorizada pelo MEC. Temos a certeza, inclusive, de que a intenção inicial é formar médicos para atuarem em Mineiros.

“Queremos formar médicos para que fiquem na cidade, para trabalharem aqui”, disse Thiago.

Unifimes
Mineiros tem tudo para se tornar um polo em medicina na região sudoeste de Goiás, principalmente pelo fato de outra instituição legitimamente mineirense estar trabalhando para isso. O Centro Universitário de Mineiros (Unifimes) há pouco tempo anunciou que está se esforçando, junto à Prefeitura de Mineiros, para ter o curso de medicina em sua lista de graduações. De acordo com o assessor de comunicação da instituição, Diego Ribeiro, o curso já está aprovado, porém, faltando apenas o parecer do Conselho Estadual de Educação. O curso está confirmado para o primeiro semestre de 2016.

Rádio Eldorado Mineiros

Compartilhe

Comente: Mineiros terá curso de Medicina