Maternidade Augusta Bastos inaugura Cartório Interno

Todas as crianças nascidas no local serão registradas


A Prefeitura de Rio Verde, junto com a Secretaria da Saúde, inaugurou ontem, 19, o Cartório de Registro Civil nas dependências da Maternidade Augusta Bastos. Essa ação foi coordenada pela diretora administrativa da maternidade, Ana Paula Martins Oliveira, representando a Prefeitura Municipal com parceria do Governo do Estado e do Cartório de Registro Civil e Tabelionato da cidade. De acordo com a diretora, há dois anos vem sendo feito pesquisas sobre as crianças nascidas no local que não eram registradas. Através desta pesquisa foi averiguado que quase 40% das crianças nascidas na maternidade não eram registradas e em alguns casos, ainda segundo a diretora, pais ou familiares procuraram o local para pegar a segunda guia da Declaração de Nascido Vivo após 10 anos de nascimento da criança.

Para Clarice Martins, Secretária de Assistência Social, “esse projeto já nasce bem sucedido porquê assim trará civilidade às crianças nascidas na Maternidade”. Ela ainda completa dizendo que tem um carinho imenso pelo local porquê foi onde sua irmã nasceu e por isso, faz parte das lembranças de sua juventude. Para o oficial responsável pelo Cartório, Evandro Antunes, esse projeto só trará benefícios para a população usuária da Maternidade, mas principalmente às crianças que nascerão no local.

O presidente da maternidade, Ricardo Abul, enfatizou que o cartório trará para a Instituição mais um ato de cidadania para com suas usuárias e seus filhos. E ainda disse que por serem uma instituição filantrópica, além da ajuda da Prefeitura também é necessário que haja apoio de empresas que se importem com a questão social. Para exemplificar o quanto precisam de ajuda, relatou que são realizados 200 partos por mês, além de terem pediatras neonatologistas para acompanharem o desenvolvimentos dos bebês nascidos. Também disse que através do apoio da Secretaria da Saúde estão conseguindo trocar o mobiliário como camas, mesas, cadeiras, macas e adquirir novos equipamentos como berços para o tratamento primário de crianças que nascem com doenças graves.

Para Vitor Reges, diretor técnico da maternidade, a melhora das condições da instituição já é visível tanto para os funcionários quanto para as usuárias do sistema. Ainda ressaltou que essa melhora geral é devido a hegemonia e compromisso dos funcionários e dos parceiros de causa como a Prefeitura Municipal. Complementando o que o diretor técnico disse, Fernanda Ponce Martins, pediatra da Maternidade, relata que através dessa resposta imediata dos profissionais e do suporte que estão tendo, a mortalidade dentro da Maternidade já foi reduzida e com expectativas de ficar o mínimo possível.

Ascom – Prefeitura de Rio Verde

Compartilhe

Comente: Maternidade Augusta Bastos inaugura Cartório Interno