Maio é o mês de vacinar contra a febre aftosa

Os produtores rurais já podem adquirir as vacinas nos estabelecimentos cadastrados na Agrodefesa


Como de costume, o mês de maio é marcado pela vacinação de bovinos e bubalinos em todo o território goiano. A vacinação é obrigatória para todos os animais, independentemente da idade. A não aplicação acarretará em multas e vacinação assistida. Os produtores têm até o dia 31 de maio para a realização da mesma.

Os produtores rurais já podem adquirir as vacinas nos estabelecimentos cadastrados na Agrodefesa, visto que há fiscalização na recepção, armazenagem e comercialização das vacinas. “Em Rio Verde as lojas agropecuárias são todas cadastradas junto ao nosso órgão, o que comprova que são seguras para a realização da compra”, explica o fiscal agropecuário Giovani Bastos de Miranda.

Vale ressaltar que Goiás ainda não está livre da aftosa sem vacinação e de acordo com Miranda, pelo estado ser muito grande, ser livre de vacinação implica muita coisa. “Estar livre sem vacinação é perigoso, tudo o que sai do estado não pode voltar, por este motivo, um estudo minucioso se faz necessário, principalmente na área de fronteiras e barreiras de entrada e saída”.

Durante o mês de vacinação, a Agência Goiana de Regulação estará atenta e com diversas equipes de fiscalização pelo estado e na região de Rio Verde não será diferente. “Possuímos uma equipe capacitada para a fiscalização, é importante alertar também, que alguns produtores receberão visitas pré-agendadas para acompanhamento da vacinação, como forma de auditar e promover a numeração que posteriormente será informada a IOE, provando e comprovando que o rebanho foi vacinado adequadamente”.

DICAS
• Faça inspeção no rebanho para a verificação de alguma doença;
• Faça o manejo adequado;
• Aproveite que o gado está fechando e realize as outras vacinas necessárias, bem como o adequado manejo a fim de manter a sanidade do rebanho;
• A declaração da vacinação deverá ser entregue na Agrodefesa, no site ou em qualquer unidade do Vapt-Vupt do Estado.

Ascom – Sindicato Rural

Compartilhe

Comente: Maio é o mês de vacinar contra a febre aftosa