Laboratório de Fitopatologia iniciará os trabalhos nesta semana

Laboratório tem como objetivo monitorar e diagnosticar uma das doenças que mais prejudica a lavoura, a vilã, ferrugem asiática


Os produtores rurais de Rio Verde e região poderão contar mais uma vez com o auxílio do laboratório de fitopatologia do Sindicato Rural de Rio Verde a partir desta sexta-feira, 11 de dezembro.

O laboratório tem como objetivo monitorar e diagnosticar uma das doenças que mais prejudica a lavoura, a vilã, ferrugem asiática.

O serviço disponibilizado pelo Sindicato Rural, em parceria com a Universidade de Rio Verde e Instituto Federal Goiano, é gratuito e funcionará na Casa do Produtor, dentro do Parque de Exposições, de segunda a sexta das 08:00 às 17:00 e nos sábados das 08:00 às 11:00.

Este ano, devido ao atraso no plantio, o laboratório iniciou os trabalhos um pouco mais tarde do que o comum e agora, devido ao avanço da safra verão, ele retoma as atividades, uma vez que a ferrugem asiática já preocupa os produtores rurais e é neste momento que as pragas podem começar a aparecer, por isso, o monitoramento é a melhor forma de minimizar os prejuízos. De acordo com o coordenador, Antônio Carlos de Campos Bernardes, o laboratório tem se profissionalizado cada vez mais, com equipamentos de última geração como lupas, digilab e tem conseguido boas parcerias. “O que tem de mais moderno para diagnosticar a ferrugem asiática, possuímos em nosso laboratório”, afirma Bernardes.

Para o presidente do Sindicato Rural, Walter Baylão Júnior, o laboratório tem desenvolvido um trabalho importantíssimo e é através dele que os produtores rurais têm a oportunidade de monitorar a lavoura e o mais importante com profissionais gabaritados para isso. “O laboratório completa em 2015 sete anos e o diferencial dele está no bom atendimento ao público”, acrescenta.
Na safra passada, o laboratório recebeu aproximadamente 2.000 amostras e destas, cerca de 34 deram positivo para a ferrugem asiática. Um balanço satisfatório se comparado com a safra 13/14 onde os números foram assustadores.

O LABORATÓRIO

O laboratório de fitopatologia do Sindicato Rural de Rio Verde completa sete anos em 2015 com ótimos resultados e colaborações com o produtor rural.
O serviço é disponibilizado para todos os produtores rurais de Rio Verde e região.

FIQUE LIGADO
11/12: REABERTURA DO LABORATÓRIO DE FITOPATOLOGIA
LOCAL: CASA DO PRODUTOR – DENTRO DO PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE RIO VERDE
HORÁRIO: 08:30

Compartilhe

Comente: Laboratório de Fitopatologia iniciará os trabalhos nesta semana