Introduzindo alimentos saudáveis à sua dieta: dicas para uma fácil transição

Por isso, quando falamos em alimentação, é importante focarmos em uma transição suave, já que quanto mais brusca a mudança na dieta, menores são as chances dela durar. Veja as dicas:


Como todos nós sabemos, mudar nossos hábitos não é nada fácil. Leva-se em torno de seis meses para nos adaptarmos completamente a uma mudança. Por isso, quando falamos em alimentação, é importante focarmos em uma transição suave, já que quanto mais brusca a mudança na dieta, menores são as chances dela durar. Veja as dicas:


Aplicativos de dieta
Baixar aplicativos no seu celular pode te ajudar a ficar de olho no que você come.
My Fitness Pal é um app bem completo, onde junta a contagem de calorias com exercícios. Vale a pena dar uma espiada.

Delivery
Se você curte aquela pizza em casa no sábado, procure trocar essa opção por
algo mais saudável (porém gostoso) como sushi, ou até mesmo uma refeição integral. Aliás, a culinária japonesa traz diversos benefícios à saúde, então vale a pena introduzi-la à sua dieta. Clique aqui para saber mais.


Substituição de ingredientes
Trocar seus ingredientes aos poucos não é tão complicado assim. Uma das mudanças mais fáceis de fazer é substituir o arroz branco e farinha branca pela versão integral, por exemplo, pois eles
são mais nutritivos e dão mais saciedade. Outra sugestão é utilizar leite semidesnatado, ou desnatado, ao invés do integral.


Evite frituras
Mais uma substituição que pode ser facilmente feita: frituras por pratos cozidos ou assados. E, acredite:
até batata “frita” pode ser assada, e fica uma delícia. Além disso, só o fato de eliminar itens fritos da sua dieta, você já notará uma mudança na sua saúde em pouco tempo.

Doces
Por último, precisamos falar dos doces e sobremesas, não é mesmo? Se você adora um, evite as versões branca e ao leite, e dê preferência ao que possuir maior teor de cacau, de preferência 60% - ou mais. O
chocolate amargo, por exemplo, além de engordar menos, pode (em pequenas quantidades) ajudar na dieta, pois é uma rica fonte de antioxidantes. Quanto aos outros doces em geral, procure opções feitas com menos gordura, menos açúcar - ou com o mascavo.


Resumindo

É importante que a transição seja lenta, porém constante. Regimes rígidos com mudanças bruscas da noite para o dia não são nada agradáveis e tendemos a abandoná-los em pouco tempo. Portanto, as palavras-chaves são reeducação alimentar – ou seja: a criação de uma dieta que possamos manter e que não seja sinônimo de tortura.

Compartilhe

Comente: Introduzindo alimentos saudáveis à sua dieta: dicas para uma fácil transição