Informatização do Ipasgo avança no interior

A partir do próximo dia 26, todas as solicitações de exames dos médicos da cidade de Rio Verde para usuários do Ipasgo terão que ser feitas exclusivamente no site do Instituto


A partir do próximo dia 26, todas as solicitações de exames dos médicos da cidade de Rio Verde para usuários do Ipasgo terão que ser feitas exclusivamente no site do Instituto. O município é a quarta localidade do Estado a adotar esta modalidade de solicitação de exame, que tem o objetivo de tornar o processo mais ágil e seguro para o paciente. Prestadores de Anápolis e Ceres, além da Região Metropolitana de Goiânia, já fazem os pedidos somente por meio digital.

Desde o dia 26 de julho, os médicos já utilizam o sistema. Os formulários de papel estão sendo aceitos até 26 de agosto, período adotado como experiência pelo Ipasgo, para adequação de seus prestadores de serviço. Após este prazo de adaptação, as solicitações de papel não serão mais aceitas. Para os médicos, o que muda é somente o meio de solicitação, que passará do físico para o eletrônico, bastando ele entrar no site www.ipasgo.go.gov.br e fazer o cadastro dos exames, que ficará no sistema. Para os usuários, não haverá mudança. Ele apenas não receberá mais os papéis de pedidos de exame. Receberá apenas um protocolo do médico, para conferir na hora de realizar os procedimentos, na clínica ou laboratório de sua escolha. Quando o usuário chegar no local do exame, o atendente vai entrar no mesmo sistema e acessar os exames solicitados.

Modernização
Essa mudança integra a política de modernização que está sendo implementada no Instituto, desde 2011. Desde então, mais de R$ 17 milhões foram investidos na informatização e modernização dos sistemas e processos, o que tornou a vida do usuário Ipasgo mais fácil. Atualmente serviços como a emissão de guias e boletos e auditoria de procedimentos solicitados são feitos eletronicamente. Antes o usuário tinha que se dirigir a um dos postos de atendimento ou à Central de Atendimento da Sede e esperar, às vezes, por horas, para conseguir uma simples guia. O investimento também possibilitou que as auditorias de procedimentos que precisam de liberação, possam ser feitas de qualquer lugar que o médico auditor esteja, bastando ele ter um computador ligado à rede do Ipasgo, o que torna a resposta muito mais rápida.

Hoje, o usuário só necessita ir aos postos do Ipasgo em casos especiais, como para protocolar processos (adesão, inclusão, reembolso, entre outros), procedimentos que exijam autorização por escrito do usuário e para a solicitação de cartão de usuário. Cerca de 95% das solicitações são feitas e respondidas através da internet. Os exames solicitados pelo site são mais um avanço conseguido pela área de TI do Ipasgo, que desenvolve e gerencia os sistemas utilizados no Instituto. A equipe também oferece apoio aos prestadores que tiverem dificuldade para se adequar ao novo sistema, através da equipe de Help Desk, que pode ser contatada pelo telefone (62) 3238-2620.

Médicos não credenciados também podem solicitar exames no site. Para tanto, basta que o profissional se cadastre no site para solicitar exames com e-mail e senha. Já os credenciados utilizaram a matrícula de prestador e a senha, que eles já utilizam para acesso no Portal do Prestador. Também no site está disponível o Manual de Pedido Online, que traz todas as orientações para solicitação de exames eletronicamente.

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