Inclusão e socialização são temas do novo projeto do HURSO

Projeto consiste na realização de palestras e atividades voltadas a alunos


Jovens e adultos com algum tipo de deficiência ficam isolados da sociedade e do mercado de trabalho, seja pelo preconceito e incapacidade de entender as necessidades especificas de cada portador de deficiência, ou a própria autoexclusão que estas pessoas se propõem.

Com base nisso, a Comissão de Humanização da O.S. Pró-Saúde/Hospital de Urgência da Região Sudoeste (HURSO) lançou a Oficina Terapêutica em parceria com a Escola de Ensino Especial Casinha Feliz, conduzida pelas profissionais Adrielly Vaz (Terapeuta Ocupacional) e Marla Maia (Analista de RH).

“Esses alunos não estão incluídos no mercado de trabalho devido a sua deficiência e a falta de oportunidade, ou até mesmo de qualificação. Então o hospital abriu suas portas para promover essa integração entre inclusão e socialização”, afirma a terapeuta.

O projeto consiste na realização de palestras e atividades voltadas aos alunos atendidos pela escola, maiores de 18 anos, que se dispuseram a participar das ações para encontrarem um novo propósito às suas vidas. Semanalmente, às terças-feiras, os alunos se deslocarão para o HURSO e estarão envolvidos no projeto por 2 horas, nesse tempo a terapeuta ocupacional e a analista de RH acompanharão os alunos aos diversos serviços e unidades do hospital para que os líderes façam uma breve apresentação das rotinas e desafios daquela área.

Para Marla Maia, essa é uma prática inovadora, pois nem sempre as empresas e instituições têm disponibilidade para em um primeiro momento apresentar todas as suas áreas e dar a chance de as pessoas com deficiência escolherem o que querem aprender e onde querem trabalhar.

“Temos ciência de que vamos colaborar de maneira efetiva para reescrever a história das pessoas que estão sendo preparadas nesta oficina terapêutica. Propomo-nos a fazer mais do que oferecer a vaga de trabalho, mas a de prepara-los para assumir estes cargos”, conclui Reginaldo Biffe, Diretor Geral do HURSO e idealizador do projeto.

Ascom - Hurso

Compartilhe

Comente: Inclusão e socialização são temas do novo projeto do HURSO