IFG Rio Verde debateu importância da água

Tema foi abordado durante Semana da Ciência e Tecnologia no Campus Rio Verde


A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, proposta pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, teve como tema Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos. No Instituto Federal Goiano – Campus Rio Verde estudantes dos cursos de Agronomia, Biologia, Química, Engenharia, Gestão e Saneamento Ambiental se envolveram em atividades ligadas à importância da água. Após fazerem coleta de amostras no Córrego Abóbora, principal manancial da região e responsável por 70% do abastecimento do município, os acadêmicos fizeram análises nos laboratórios e apresentaram os resultados à comunidade.

Todas as atividades foram supervisionadas pelos coordenadores dos cursos e as análises das amostras acompanhadas por professores de Química. Os resultados obtidos podem ser conferidos no link: http://qnint.sbq.org.br/agua/mapa.php


Importância da água
Além de conhecer os resultados do Ph e temperatura da água, os convidados tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o assunto ao ouvir relatos da produtora rural Ana Gomes sobre o trabalho de recuperação de uma voçoroca gigante que havia em sua propriedade. Segundo ela, os trabalhos tiveram início no ano de 1989 e parcerias foram necessárias para por fim ao problema. Hoje, a luta da produtora rural é pela preservação.

O evento também contou com a participação de Abel Enrique Elias Briceño, mestre em gestão de meio ambiente pela Universidade de Lérida. UL. Espanha e hoje, assessor técnico da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Rio Verde. Abel coordena o Programa de Produtor de Água na Micro-bacia do Ribeirão Abóbora e discorreu sobre o projeto de proteção das nascentes desenvolvido no município.

O último palestrante da noite foi Cláudio Costa Barbosa,  mestre em agroecossistemas e professor de Ecologia Geral da Universidade de Rio Verde. Dentre os assuntos apresentados pelo professor, destaque para a importância da gestão da água a partir de uma Bacia Hidrográfica, no caso da região de Rio Verde, a Bacia Hidrográfica do Paranaíba.

As ações foram coordenadas pela professora Adriana Antunes, coordenadora dos cursos de Gestão e Saneamento Ambiental. Segundo ela, as atividades tiveram como propósito levar os alunos a conhecerem de perto um dos mais importantes córregos da região, além de despertar para a preservação do mesmo e consequentemente, contribuir para a melhoria da água que é consumida pela população que vive no município.
 
Assessoria de Comunicação Social – IFG Rio Verde

Fotos

Imagem de IFG Rio Verde debateu importância da água

Compartilhe

Comente: IFG Rio Verde debateu importância da água