HURSO recebe certificação internacional

Hospital de Urgências do Sudoeste Goiano foi considerado livre de mercúrio


A O.S. Pró-Saúde/Hospital de Urgência da Região Sudoeste (HURSO) foi certificada como “Mercury-Free”, o que significa que o hospital não utiliza equipamentos com mercúrio.

No Brasil existem apenas 30 instituições de saúde com essa certificação e o HURSO torna-se o primeiro no estado de Goiás. A iniciativa parte do projeto “Salud sin daño” em parceria com a Organização Mundial de Saúde, baseados no documento de política da OMS para o uso de mercúrio em instituições de saúde.

De acordo com Reginaldo Biffe, Diretor Geral do HURSO, essa é a primeira certificação do hospital que além de representar um avanço para a qualidade do atendimento e segurança do paciente está em consonância com um dos valores da unidade, que é a sustentabilidade.

A lista de membros certificados e mais detalhes do projeto podem ser encontrados através do link: www.saludsinmercurio.org.

Saiba mais
De acordo com o portal “Saúde sem dano”, a contaminação por mercúrio representa um grave problema para a saúde pública e ambiental, que causa uma variedade de efeitos negativos em todo o mundo.

Nos estabelecimentos de saúde, o mercúrio pode ser liberado no ambiente pelos termômetros, esfigmomanômetros, dispositivos gastrintestinais e outros produtos médicos que o contém. O mercúrio também pode estar presente em fixadores, conservantes, químicos de laboratório, limpadores e outros produtos de uso médico e quando são descartados como resíduos contribuem para a contaminação do meio ambiente. Alem disso, muitos produtos empregados na construção como termostatos, indicadores de pressão e interruptores também contêm mercúrio.

Compartilhe

Comente: HURSO recebe certificação internacional