HURSO promove acompanhamento nutricional para idosos

Foram realizadas avaliações nutricionais para os internos do abrigo, com medidas de peso, altura do joelho e circunferência dos braços, medidas necessárias para estimar peso e altura dos idosos acamados


A ação externa de educação e prevenção em saúde promovida pela O.S. Pró-Saúde/Hospital de Urgência da Região Sudoeste no mês de agosto abordou a temática de Alimentação Saudável e trabalhou especificamente com um grupo de idosos do Abrigo Maria Madalena. A ação foi desenvolvida pela equipe do Serviço de Nutrição e Dietética (SND) em comemoração ao Dia do Nutricionista (31 de agosto).

Foram realizadas avaliações nutricionais para os internos do abrigo, com medidas de peso, altura do joelho e circunferência dos braços, medidas necessárias para estimar peso e altura dos idosos acamados e obtenção do Índice de Massa Corpórea (IMC) para classificação nutricional.

Zilaine Carneiro, nutricionista responsável pelo SND do HURSO, informou que esta ação terá continuidade a partir do acompanhamento mensal e avaliações trimestrais da evolução dos do índice dos vovôs. “A avaliação do estado nutricional é essencial para diagnosticar riscos nutricionais e, consequentemente, contribuir para proporcionar ao idoso o restabelecimento de suas funções orgânicas, assim como melhorar sua qualidade de vida”, conta Zilaine.

Obesidade infantil
Nessa mesma época em 2012 o HURSO levantou a bandeira contra a obesidade infantil em duas escolas de Santa Helena de Goiás, com crianças de 05 a 11 anos de idade. Foram realizadas palestras de orientação quanto a importância de uma alimentação saudável para mais de 150 crianças, que assistiram ao tema com curiosidade, além de participarem da construção de uma pirâmide alimentar, atividade interativa para fixar o conhecimento adquirido.

Ações externas
No próximo mês o HURSO vai atuar com os temas de saúde relacionados ao Dia Mundial do Coração (29 de setembro). De acordo com Reginaldo Biffe, Diretor Geral do HURSO, as ações externas da unidade acontecerão cada vez mais frequentes, a fim de colaborar para a prevenção e a educação em saúde. “Os resultados positivos são nítidos ao vermos a satisfação de cada pessoa beneficiada com nossas ações”, conclui.

Divulgação

Compartilhe

Comente: HURSO promove acompanhamento nutricional para idosos