HURSO faz campanha em prevenção ao Câncer de Pele

Tema será tratado pela instituição durante todo o mês de janeiro


A O.S. Pró-Saúde/Hospital de Urgência da Região Sudoeste possui uma Comissão de Humanização atuante em vários âmbitos, desde ações internas para os colaboradores e usuários até a educação em Saúde para a sociedade. Para 2013 foi estabelecido um calendário com temas mensais que serão tratados através de atividades voltadas aos diversos públicos da unidade, com alinhamento do trabalho executado pela Secretaria Estadual de Saúde do Governo de Goiás.

O tema de janeiro é o Câncer de Pele que traz como mensagem principal de prevenção e incentivo ao uso de filtro solar. A campanha iniciou internamente com fixação de materiais informativos para conscientização dos colaboradores e usuários do HURSO.
“Aperfeiçoamos nossas ações de educação em Saúde ao ampliar as orientações e a frequência do impacto das mensagens para os públicos desejados. Papéis de parede dos computadores, cartazes nos murais, dicas de saúde na rádio local, foram alguns dos meios utilizados na ação do câncer de pele”, conta Reginaldo Biffe, Diretor Geral e Coordenador da Comissão de Humanização.

No dia 25 de janeiro, sexta-feira, o enfermeiro Humberto Mazzali, responsável pela ação do câncer de pele, participou da reunião da CIPA da Saneago, a fim de orientá-los quanto ao uso do filtro solar e como fazer o autoexame da pele, além da importância de procurar frequentemente um médico para diagnósticos de rotina.

No mesmo dia, um grupo de voluntários do HURSO foram às ruas do centro comercial de Santa Helena de Goiás e distribuíram folders explicativos aos cidadãos com dicas de como prevenir-se do mal que atinge boa parte da população brasileira e tem aumentado nos últimos anos. Dentre os voluntários estavam alguns dos “HURSOs da Alegria”, que levaram chapéu grande e guarda-sol para ilustrar a mensagem a ser transmitida de proteção do sol. Foram cerca de 800 pessoas orientadas com a ação.

“Tivemos uma boa repercussão da campanha, pois como estamos em um verão mais chuvoso, as pessoas costumam esquecer-se de passar o filtro solar, afinal não veem o sol. E é aí que mora o perigo: os raios solares continuam afetando nossa pele mesmo em dias nublados e chuvosos, temos que nos prevenir!”, afirma Mazzali.
 
A ação continua
A ação de prevenção ao Câncer de Pele continua no dia 30/01, quarta-feira, com uma palestra para orientar os colaboradores da coleta de lixo e jardinagem da Prefeitura de Santa Helena de Goiás, pessoas que estão constantemente expostas ao sol.

A O.S. Pró-Saúde/HURSO coloca-se a disposição das empresas, associações e entidades que queiram receber palestras e orientações dos temas mensais da Humanização através do e-mail humanizacao@hurso.org.br e pelo telefone 64 3614-9715.
 
Números
De acordo com o portal do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o melanoma cutâneo é um tipo de câncer de pele que tem origem nos melanócitos (células produtoras de melanina, substância que determina a cor da pele) e tem predominância em adultos brancos. Embora o câncer de pele seja o mais frequente no Brasil e corresponda a 25% de todos os tumores malignos registrados no País, o melanoma representa apenas 4% das neoplasias malignas do órgão, apesar de ser o mais grave devido à sua alta possibilidade de metástase.

O prognóstico desse tipo de câncer pode ser considerado bom, se detectado nos estádios iniciais. Nos últimos anos, houve uma grande melhora na sobrevida dos pacientes com melanoma, principalmente devido à detecção precoce do tumor.

Estimativa de novos casos: 6.230, sendo 3.170 homens e 3.060 mulheres (2012)
Número de mortes: 1.507, sendo 842 homens e 665 mulheres (2010)

Assessoria de Comunicação - HURSO

Compartilhe

Comente: HURSO faz campanha em prevenção ao Câncer de Pele