Hurso completa três anos e recebe reconhecimento da população

Evento aconteceu nesta quarta-feira


Em clima de emoção, o Hospital de Urgência da Região Sudoeste (Hurso) comemorou na tarde desta quarta-feira, 2, o aniversário de três anos. O depoimento emocionado de alguns pacientes, ressaltando o atendimento humanizado recebido pelos profissionais do hospital, marcou a solenidade, que ainda teve o anúncio do certificado que a unidade deve receber em setembro. “Vamos ser avaliado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), e estamos esperando ganhar o certificado que comprova a qualidade e excelência do nosso trabalho”, ressaltou o diretor geral do Hurso, Reginaldo Costa Biffe.

“O Hurso é a prova que a Saúde Pública pode funcionar”, destacou o secretário Halim Girade. Na solenidade, ele lembrou da revolução que a assistência hospitalar do Estado está vivendo. “Ter unidades de saúde é muito importante, mas é preciso ter excelência no atendimento. É isso que estamos buscando na secretaria”, diz entusiasmado ao lembrar da construção do Hugo 2 e dos hospitais administrados por organizações sociais.

Entre os depoimentos que aconteceram no aniversário, o mais emocionante foi de Maria Tereza Carvalho.

Moradora de Rio Verde, ela sofreu um acidente de moto há cerca de dois anos. “No hospital da minha cidade me disseram que a minha perna teria que ser amputada, e se eu fosse para Goiânia não chegaria viva lá”. Muito emocionada, a paciente fala com carinho do atendimento que recebeu na unidade. “Eles lutaram pela minha vida. Foram 14 cirurgias, e hoje estou aqui, com as minhas pernas, e com muita saúde. Fui tratada com muito respeito e dignidade, com se fosse da família”, relembrou.

O evento, que contou ainda com apresentação do coral da unidade, teve a presença do atual secretário de Saúde do Estado, Halim Girade, do seu antecessor da pasta, Antonio Faleiros, do superintendente da SES, Deusdetith Vaz, dos diretores e servidores da unidade, além de lideranças locais e moradores da região. A população também recebeu orientações sobre Saúde e bem-estar, e ainda foi realizado teste de glicemia e aferição da pressão.

Acreditação
Antes do evento, servidores da unidade realizaram apresentação para o secretário e lideranças locais sobre o certificado da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Em setembro haverá nova avaliação da entidade e a expectativa é que o Hurso seja o segundo hospital da SES a ganhar o título, o Hospital Alberto Rassi (HGG) recebeu a acreditação no último mês de junho. O certificado é conferido à instituição de Saúde que comprova qualidade nos processos de prestação de serviços.

A Acreditação no Nível 1, significa que o hospital terá fluxos e serviços normatizados segundo normas rígidas de segurança e qualidade. “Durante esses três anos, foram muitas as ações realizadas para a melhoria contínua dos processos, com foco na qualidade do atendimento e segurança dos nossos usuários”, frisou Reginaldo Biffe. De cinco mil instituições de saúde cadastradas no Brasil, apenas 1% de todas, como hospitais, laboratórios e bancos de sangue receberam esse mesmo crédito.

Hurso em números
Com mais de 98% de satisfação do usuário e cerca de 1,3 milhão de atendimentos, o Hurso, que é gerido pela Pró-Saúde - Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, é referência em assistência de alta complexidade no Sudoeste Goiano. São 122 leitos - dos quais 20 leitos de UTIs – e cerca de 600 servidores. No total são 28 municípios cobertos pelo hospital, com uma população aproximada de 538 mil habitantes. Nesses três anos a unidade realizou mais de sete mil internações e procedimentos cirúrgicos, 26 mil atendimentos no pronto socorro, e 962 mil atendimentos por profissionais da equipe multidisciplinar (fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional, farmácia clínica e serviço social).

O Hurso registrou um aumento de quase 20%, nas internações e procedimentos cirúrgicos e 42%, de atendimentos no pronto socorro, comparando os anos de 2012 e 2013. Para Regilando Biffe, o aumento dos atendimentos reflete a descentralização pela qual a Saúde no Estado está passando, com a ativação do Hurso. “Temos um centro especializado e referência em atendimentos de urgência e emergência no interior, capaz de atender toda a demanda da região, e como já aconteceu em alguns casos, até receber pacientes de municípios fora de nossa abrangência para colaborar com a rede estadual”, diz.

Assessoria de Imprensa - HURSO

Compartilhe

Comente: Hurso completa três anos e recebe reconhecimento da população