Hurso comemorou dois anos

Hospital já realizou mais de 12 mil atendimentos


Com uma cerimônia para mais de 300 pessoas a O.S. Pró-Saúde/Hospital de Urgência da Região Sudoeste comemorou dia 2 de julho seus dois anos de funcionamento e prestação de serviços à população de mais de 28 municípios da região sudoeste do Estado de Goiás, e ainda como referência no atendimento médico e hospitalar de média e alta complexidade.

O evento contou com a participação do Dr. Antônio Faleiros, secretário estadual de saúde, autoridades políticas e eclesiásticas da região, colaboradores do HURSO e a população da cidade, que assistiram à uma apresentação cultural da pequena cantora Ana Laura Mendonça Clemente, 12, filha de uma servidora do hospital e posteriormente à um momento ecumênico.

Para continuidade das ações de educação e prevenção em saúde, promovidos mensalmente pela unidade hospitalar, foram disponibilizados atendimentos da equipe multidisciplinar para a comunidade, com orientações gerais sobre saúde e exames básicos, como aferição da pressão arterial, glicemia capilar, medição de Índice de Massa Corporal (IMC) e tipagem sanguínea.

Unidade modelo
Administrado pela Organização Social Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, o HURSO alcançou nesses dois anos, segundo pesquisa Serpes, 96% de satisfação dos usuários. “Esse número é um marco e revela o excelente trabalho desenvolvido pela unidade”, destacou o secretário Faleiros ao comentar a atuação do hospital. Segundo ele, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) está muito contente com a gestão do hospital. “É uma unidade de saúde 100% SUS que se tornou modelo para Goiás”.

A unidade está estruturada com 122 leitos, dos quais 89 são de internação (69 de internação clínica e cirúrgica, 10 de UTI Adulto e 10 de UTI Pediátrica) e os outros de observação, ambulatorial e recuperação anestésica. Possui um perfil de atendimento direcionado à urgência, com foco em traumatologia, ortopedia, cirurgia geral e neurocirurgia.

De acordo com o diretor geral, Reginaldo Biffe, a qualidade dos serviços prestados pelo HURSO tem relação direta com o modelo de gestão. “O motivo do nosso sucesso se deve à parceria que temos com a SES, o que nos possibilita fazer investimentos, ter um processo rigoroso de qualidade e capacitar constantemente nossos recursos humanos”. Perguntado sobre a atuação das organizações sociais na gestão de hospitais públicos, ele se mostra otimista. “Vários exemplos têm nos mostrado que a administração das OSs é eficiente, ágil e possui um ótimo nível de resolutividade”, argumenta.

Já a fisioterapeuta e colaboradora do HURSO, Pollyanna Regina Santos, explica os motivos da unidade ser tão bem avaliada. “É muito fácil falar os pontos positivos do hospital. É muito organizado, bem equipado, presta um atendimento humanizado, respeitando as necessidades do paciente e da família, e tem um corpo clínico fantástico”, diz orgulhosa. Segundo ela, trabalhar no HURSO é gratificante. “A direção nos proporciona todas as condições para exercer o nosso trabalho”, conclui.

Orgulho para a população
Maria de Lurdes Fernandes, moradora de Santa Helena, é outra que acredita no trabalho desenvolvido pela unidade. “O hospital traz segurança para os moradores. Temos a certeza de que se sofrermos um acidente grave, por exemplo, seremos atendidos com a mesma eficiência de uma unidade de saúde da capital”. Ela diz que era muito difícil ter que se deslocar para Goiânia em busca de atendimento hospitalar e ainda frisa que constantemente ouve elogios dos moradores sobre o HURSO. “É um orgulho para a cidade”.

Números
De julho de 2011 a maio de 2013, o HURSO realizou mais de 4 mil internações e procedimentos cirúrgicos, 12 mil atendimentos no pronto socorro, 165 mil exames de imagem e laboratoriais e 467 mil atendimentos dos profissionais da equipe multidisciplinar (fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional, farmácia clínica e serviço social).

Assessoria de Imprensa - HURSO

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