Goiás é o 3º em residentes de outros estados

Pesquisa divulgada pelo IBGE mostra que Estado fica atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro


Qualidade de vida. A afirmação na placa que o mineiro Rodrigo Mangerotti, de 38 anos, avistou na saída do aeroporto soou como promessa, quando chegou para morar em Goiânia no início do ano. Ele não está sozinho. Para trabalhar e em busca de melhores condições de vida, estimativas da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2014 (PNAD), divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que Goiás é terceiro no País com mais residentes nascidos em outros estados.

Tratando-se de migração, há dez anos o Estado ostentava o quarto lugar, mas ultrapassou em números absolutos o Paraná (1,8 milhão) e perde apenas para São Paulo (10,4 milhões) e Rio de Janeiro (2,5 milhões). No ano passado, Goiás somava 1,9 milhão de pessoas nascidas em outras unidades da federação. Historicamente, o maior número é de residentes que nasceram em Minas Gerais, como é o caso de Mangerotti.

“Fiz análise dos números do Estado, vi que cresce acima da média nacional, tem estabilidade política e economia mais saudável”, explica o mineiro, que é gerente geral do Hotel Mercure. Ele já trabalhava em outros hotéis da rede Accor quando foi convidado para Goiânia, trouxe a família e destaca a facilidade de deslocamento por estar perto de grandes centros e a tal qualidade de vida.

Crescimento econômico

De 2013 para 2014, o número de pessoas que moram no Estado e nasceram em outras localidades aumentou em mais de 100 mil, eram 1,8 milhão. O gerente de assessoramento do IBGE em Goiás, Alessandro Siqueira Arantes, explica que, nos últimos cinco anos, esse aumento se deve principalmente pelo crescimento econômico acima da média nacional, além de fatores tradicionais, como a proximidade com Brasília.

“É destino para trabalho, estudo e tratamento de saúde, já que Goiânia é referência na área”, diz, lembrando que não é somente a capital que atrai os migrantes. E cita municípios do Entorno do Distrito Federal em primeiro lugar, seguido pelas cidades circunvizinhas à capital, como Goianira, Trindade, Aparecida e Senador Canedo. “Pelo avanço agropecuário e industrial, também se destacam Rio Verde, Itumbiara, Catalão e Jataí.”

A maior movimentação na economia foi o que trouxe de vez da Bahia a empresária Karine Cristina Vieira Carlos, de 37 anos, e sua família, no ano passado, para investir em loja no Shopping Estação Goiânia. “Ficou melhor do que imaginava, está melhor aqui para o atacado e já são três lojas”, comemora Cristina.

Também dentro do próprio Estado há grande migração, como destacou a PNAD 2014. Quanto à naturalidade no município que reside, a pesquisa mostrou que 3,4 milhões (52,2%) não nasceram onde mora. No País, o número chega a 80,2 milhões de pessoas (39,5%).

O Popular

Compartilhe

Comente: Goiás é o 3º em residentes de outros estados