Goiânia recebe Exposição do Cavalo Mangalarga Marchador

Pela primeira vez, capital goiana sediará também etapa do Campeonato Brasileiro de Marcha Picada (CBM)


Considerado o principal evento do calendário oficial do Núcleo dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador do Estado de Goiás (NCCMM Goiás), a 39ª Exposição do Cavalo Mangalarga Marchador de Goiás será realizada de 11 a 18 de maio de 2014, no Parque de Exposição Agropecuária Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia (GO). O Núcleo promoverá também, pela primeira vez no Estado, o Campeonato Brasileiro de Marcha Picada (CBM). Os eventos terão em suas programações provas de marcha, funcionais e morfologia para adultos e teen, exposição de animais, provas de esporte, leilões de criação e sela, além de test rider. As atividades integram ainda a 69ª Exposição Agropecuária do Estado de Goiás.
 
De acordo com o presidente do NCCMM Goiás, Marco Aurélio Duarte, a 39ª Exposição e o Campeonato Brasileiro de Marcha devem reunir mais de 300 animais de criadores de estados como Goiás, Minas Gerais, Bahia, Santa Catarina e São Paulo, além do Distrito Federal. Ele reforça que campeões nacionais da raça e cavalos de todo o Brasil vão marcar presença na exposição. No caso do CBM, Marco Aurélio ressalta que até o ano passado as provas tinham sido realizadas somente na região Nordeste do Brasil. “Não foi fácil conseguir trazer este importante evento para Goiás. Isso se deve à força da agropecuária goiana, da gastronomia, dos pontos turísticos, da hospitalidade da população e do apoio de autoridades em prestigiar o campeonato. Será uma oportunidade também para apresentar a raça à população”, diz.
 
Etapas e ranking
Durante as competições serão desenvolvidas provas de marcha, morfologia (características do animal) e ação. A premiação será feita ao primeiro colocado de cada categoria e ao final das provas vai ser escolhido o campeão entre os campeões. As provas, em Goiás, ainda vão valer pontos para o ranking nacional da Associação Brasileira do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM). As terceiras e quartas etapas serão em outubro. As três primeiras etapas são classificatórias para a última. O animal inscrito na competição deverá, obrigatoriamente, participar no mínimo de duas etapas classificatórias. Caso contrário, não poderá estar presente na última etapa. De acordo com os organizadores do evento, não há um limite de animais inscritos por criador.
 
Programação
11 a 18 de maio – entrada de animais
14 de maio (21 horas) – Leilão de Elite Gol – Tatersal do Parque Agropecuário
15 a 18 de maio – Julgamentos, final, premiação e test rider
 
Programação social
Salão de beleza feminino do Núcleo
Refeições na Alameda Cultural da SGPA
Venda de bijuterias e premiação aos compradores
Loja da ABCCMM
Happy hour para visitantes e outros
 
Números

De acordo com dados da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), o setor da pecuária que atua com as raças de equinos é responsável por movimentar R$ 7,3 bilhões ao ano, com o Brasil sendo o terceiro maior rebanho equino do mundo (5,9 milhões de cabeças). É uma área que emprega 3,2 milhões de pessoas, entre empregos diretos e indiretos, com a indústria do cavalo representando seis vezes o que emprega a indústria automobilística no País. No caso específico do Mangalarga Marchador, o setor gera 43 mil empregos diretos e 200 mil indiretos por meio de 230 eventos anuais, com 16 estados participantes e mais de 9 mil expositores, além de 25 eventos no exterior. Em Goiás, são mais de 30 eventos anuais realizados em diversas cidades.
 
NCCMM Goiás
O Núcleo dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador de Goiás foi fundado em dezembro de 1986 e, atualmente, possui mais de 100 associados, além de 60 associados flutuantes. A sede está localizada no Parque de Exposição Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia. Em 2013, o NCCMM Goiás assumiu a quinta colocação no ranking dos 42 melhores núcleos do Brasil. A diretoria é composto por 15 membros.

Compartilhe

Comente: Goiânia recebe Exposição do Cavalo Mangalarga Marchador