Feira de touros reuniu animais de alto padrão genético

Evento foi realizado pelo Sindicato Rural de Rio Verde e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ)


O Sindicato Rural e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) realizaram nos dias 23 e 24 de outubro a Primeira Feira Pró-Genética de Rio Verde. O evento foi dividido em dois dias e constituído de palestra e de exposição de animais da raça zebuína, incluindo nelores, guzerás e tabapuãs.

A feira teve o objetivo de mostrar aos pecuaristas através da exposição de animais a importância de se ter no plantel animais puros de origem, com a finalidade do melhoramento da qualidade da carne e leite e consequentemente, melhores rendimentos. “Contribuir para o aumento da produção sustentável de carne e leite de origem, esse é o objetivo do Pró-Genética, que já tem se tornado um evento com grande representatividade em grande parte do país”, explica Haroldo Vellasco, zootecnista da ABCZ.

O evento foi realizado pela segunda vez em Goiás e Rio Verde foi à cidade escolhida primeira por possuir um grande número de criadores e segundo pela parceria com o Sindicato Rural. “Quando os técnicos da ABCZ expuseram a ideia e nos explicaram a finalidade, na hora resolvemos ser parceiros, afinal, o que mais se tem visto hoje em dia é que quanto mais animais de melhoramento genético tivermos na propriedade, melhores serão os ganhos lá na frente” comenta Walter Baylão Júnior, presidente do Sindicato Rural.

Ao todo o evento reuniu 33 animais, com idades entre 20 e 42 meses, de forma a possibilitar ao pequeno e médio produtor rural o uso imediato no rebanho, aproveitando-o durante toda a vida útil. Além disso, todos apresentaram exame andrológico positivo, atestando a qualidade como reprodutor, e também exame negativo para as doenças brucelose e tuberculose.

Segundo a ABCZ, 80% das propriedades utiliza boi de boiada como reprodutor e estes animais não têm procedência sanitária, nem qualidade genética para aumentar a produtividade do produtor, o que pode acarretar em um rebanho menos competitivo no mercado. Além disso, 86% da produção brasileira vêm de propriedades com menos de 96 hectares, por isso a importância de se ter animais de procedência na propriedade.

O produtor rural Paulo Osório Clemente saiu do interior de São Paulo para adquirir um animal na feira de Rio Verde. Segundo o produtor, a ideia de vir para a cidade foi pelo fato de ter ouvido que aqui ele encontraria animais de alto padrão genético. “Minha vinda para a cidade foi válida, encontrei animais bons e selecionados, acabei comprando meu primeiro nelore puro e fiquei satisfeito, pois sei da importância do melhoramento genético para o rendimento de minha propriedade, tenho a certeza de que este não será o último animal e sim o primeiro de muitos que farão parte de meu plantel”, reforça Clemente.

Quem expôs animais também saiu da feira satisfeito. Além de terem feito bons contatos, conseguiram fechar bons negócios. O prefeito municipal Juraci Martins, que também é criador de gado, foi um dos expositores, para ele, o evento foi uma boa oportunidade de oferecer os produtos com preços acessíveis. “Parabenizo o Sindicato Rural e a ABCZ por terem dado a oportunidade dos produtores rurais conhecerem gados de boa genética e alta qualidade, pois é cada vez mais importante que o pequeno produtor também tenha na propriedade animais de melhoramento genético”.

De acordo com a organização da feira, foram vendidos 30% dos animais expostos. “Superamos nossas expectativas, os produtores que vieram para a feira, tanto para expor quanto para comprar ficaram satisfeitos e conseguiram notar a diferença dos animais de alto padrão genético, a nossa ideia foi justamente a de ajudar os produtores rurais a melhorarem a composição do rebanho, com animais de qualidade, genética, nutrição e sanidade, com isso, consequentemente, tendo melhores rendimentos financeiros”, afirmou Juliano Aquino, médico veterinário do Sindicato Rural.

Segundo o presidente Walter Baylão, o sucesso da feira aconteceu devido à união e a confiança que expositores e compradores tiveram no Sindicato Rural e na ABCZ. “Queremos tornar a feira um evento anual e para o ano que vem já estamos traçando mudanças”, conclui.

Os agentes financeiros estiveram presentes durante todo o dia e auxiliaram os produtores em financiamentos.

Assessoria de Imprensa – Sindicato Rural de Rio Verde

Compartilhe

Comente: Feira de touros reuniu animais de alto padrão genético