Eventos debatem Sucessão Familiar Rural

Tema foi debatido durante Tecnoshow Comigo 2015


Cerca de 85% dos negócios no Brasil são administrados por famílias, e apenas cinco entre cem chegam à quarta geração. Para discutir este importante tema, com forte apelo socioeconômico, dois importantes eventos do agronegócio brasileiro contaram com orientações sobre Sucessão Familiar Rural. O assunto foi debatido em palestra do consultor José Ney Irigon Vinhas na Tecnoshow Comigo, de Rio Verde/GO. Diretor da empresa Safras & Cifras, especializada nessa abordagem, Vinhas conversou com produtores rurais sobre questões como organização das relações, regras para a continuidade, governança, tributação e constituição de holdings.

A gestão na sucessão familiar costuma ser complexa, pois é necessário avaliar problemas recorrentes que podem trazer sérios riscos à sobrevivência do empreendimento e aumentar os atritos familiares. “Estabelecer regras claras de participação para os sucessores e herdeiros gera sustentabilidade e crescimento no negócio e harmonia na família. Transparência é fundamental, tanto para os familiares quanto para outros participantes do negócio”, avalia Vinhas.

O consultor também fez uma exposição no 3º Fórum Integrall de Suinocultura, em Curitiba/PR, que reuniu cerca de 180 suinocultores de diversos Estados – como Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso.

Divulgação

Compartilhe

Comente: Eventos debatem Sucessão Familiar Rural