Estudantes de Rio Verde ganham prêmio

Alunos são da Rede Municipal de Ensino


Proporcionar a qualidade de ensino e aprendizagem na Rede Municipal de Educação e garantir investimentos na valorização de professores garantem resultados que não poderiam ser diferentes: destaque no cenário nacional.
 
É com muito orgulho que a Secretaria de Educação informa que estudantes das Escolas Municipais de Rio Verde foram classificados em concursos de Desenho e Redação em nível Estadual e Nacional.
 
João Victor Teles, estudante do 4º ano “D”, da EMEF Otávio Ferreira, ganhou o 1º lugar no Estado de Goiás, na categoria pintura em tela, atividade integrando o Projeto: Ministério Público do Trabalho - MPT na Escola. Um retrato do quadro de exploração do trabalho infantil, mostrando que o lugar de crianças é na escola.

O aluno vai concorrer à etapa Nacional do prêmio Peteca- Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente, disputa prevista para acontecer em dezembro.
 
Outro grande destaque é a estudante Ingred Ferreira Cunha, do 5º ano “C”, da EMEF Domingos Moni (Tata Moni),ganhadora do 1º lugar do Concurso de Redação do Programa de Educação Ambiental Campo Limpo 2015, organizado pelo inpEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias.  A redação de Ingred  foi avaliada por representantes de instituições e empresas, e profissionais como jornalistas, educadores, pedagogos e designers, classificaram o texto da aluna como a melhor redação em âmbito de Brasil.
 
Essas conquistas são resultantes do investimento consciente, efetivo suporte da Secretaria Municipal de Educação - SME, em conjunto ao significativo trabalho dos professores, gestores e coordenadores escolares, que asseguraram o alto índice do IDEB em 2014, quando a Educação de Rio Verde ficou acima da média, com a nota 6,8. Em 2015, os alunos se preparam para melhorar ainda mais a nota do IDEB: a proposta pedagógica faz parte dos trabalhos da Secretaria de Municipal Educação, que busca abrir caminhos através do conhecimento do aluno ao acesso a Universidade.
 
As Escolas do Sistema Municipal de Ensino, com foco no aluno, funcionam no modelo democrático e inclusivo na perspectiva da diversidade. A rede hoje atende 22.800 alunos, ambiente em que preparam os alunos para se envolverem no processo de ensino e aprendizagem, voltados à cidadania plena, no sentido de desenvolverem potenciais, habilidades e competências para a vida.
 
Esta gestão se preocupa em oferecer cursos de formação continuada para professores, concessão de licenças para aprimoramento profissional, tanto em nível de Mestrado, quanto Doutorado. Como exemplo, temos 17 professores cursando Mestrado e 8 cursando Doutorado. Os vencimentos de todos os professores são condizentes com o Estatuto do Magistério, pagos rigorosamente em dia.
 
O Município conta hoje com um corpo docente de 1.317 professores, profissionais altamente qualificados, professores graduados em cursos de licenciatura e pós-graduação, especialização em diversas áreas do ensino, professores que executam magníficas atividades nas salas de aula, realizam com paixão, empenho e compromisso o admirável trabalho de educar.
O cuidado com a infraestrutura das Escolas Municipais também desponta no cenário de Rio Verde, podendo destacar reformas e reparos em toda a rede, aquisição de 215 computadores interativos, contendo lousa digital, 6 mil carteiras novas para o Ensino Fundamental, colchões, cadeirinhas, kits de higiene e toalhas para a Educação Infantil, materiais pedagógicos, materiais permanentes e de manutenção, além de transporte escolar gratuito.
 
Para que a Educação do nosso Município continue sendo exemplo, não somente no Estado de Goiás, mas no Brasil e continue transformando vidas, a Prefeitura de Rio Verde investe 35% do orçamento na Educação e cumpre com o aumento de 13% que não vêm sendo repassado pelo Governo Federal, através do FUNDEB, mas a Prefeitura garante estes proventos por meio de recursos municipais.  No mês de setembro, a folha de pagamento da Educação fechou no valor de R$ 8.848.092,08.
 
Para a Secretária Diones Lopes, é um prazer investir em Educação, porque dá oportunidade de mudança para as nossas crianças. A Educação não é gasto, é investimento. Apropriando-se de Paulo Freire, ela conclui: “Educação não transforma o mundo, Educação muda pessoas, pessoas transformam o mundo.”

Ascom – Prefeitura de Rio Verde

Compartilhe

Comente: Estudantes de Rio Verde ganham prêmio