Escola lança projeto 'Mãos que Cooperam'

Evento é promovido pela EMEF Dona Josefina


A EMEF Dona Josefina promove o Projeto “Mãos que Cooperam: União, Fraternidade e Solidariedade”, envolvendo alunos dos 3ºs anos dos turnos matutino e vespertino, da rede regular e alunos da Educação Inclusiva, assistidos na sala de AEE– Atendimento Educacional Especializado da Unidade Escolar.
 
O Projeto visa trabalhar a escola, o aluno e a família, incentivando a fraternidade, um laço de união entre as pessoas, fundado no respeito, dignidade e igualdade dos direitos entre todos os seres humanos, para se ter uma boa relação entre os homens e desenvolver sentimentos de afeto; entender a solidariedade como um ato de bondade e amor ao próximo, vital ao sentimento de simpatia e interesse mútuo; fortalecer os membros de um grupo e a cooperação mútua entre duas ou mais pessoas; acolher, inserir e incluir pessoas com necessidades educacionais especiais, às vezes esquecidas pela sociedade; buscar nas famílias a sua própria história; proporcionar o autoconhecimento e o conhecimento de todos os envolvidos.
 
No Projeto foi destacado que “é preciso entender para respeitar nossos sentimentos e os sentimentos daqueles com quem compartilhamos a vida, elo que permitirá, por meio de ações e atividades interdisciplinares, compartilhar vivências, sentimentos de afeto e amor, solidariedade e união”.
 
A primeira atividade consistiu na ação pedagógica em que os alunos desenharam em um tecido um momento em família, cada desenho feito se transformará em uma colcha de retalho. Esse trabalho foi inspirado no Livro “Colcha de Retalhos”, de Conceil Corrêa da Silva Nye Ribeiro, obra que retrata a história de uma avó que costura uma colcha, através de pedaços diferentes de tecido, mas com este gesto, ela mostra para o neto a importância de se resgatar valores e diferenças, fortalecendo a relação afetiva.
 
Os alunos dedicaram na criação dos desenhos, fizeram questão de registrar os trabalhos e estão bastante empolgados.
 
No decorrer do Projeto “Mãos que cooperam: União, Fraternidade e Solidariedade”, os alunos visitarão o “Lar dos Vovôs” para fazer a doação de caixas de leite, conversar com eles e levar–lhes carinho.
 
A culminância do Projeto acontecerá em dezembro, com exposição dos materiais produzidos, como exemplo, a colcha de retalhos, caderno de receita da vovó, brinquedos antigos, fotos antigas de família, dentre outras ações a serem desenvolvidas.

Ascom – Prefeitura de Rio Verde

Compartilhe

Comente: Escola lança projeto 'Mãos que Cooperam'