Comunidade escolar doou cabelo a crianças com câncer

Projeto “Vida por um fio” aconteceu na escola Cabeceira Alta


A Escola Municipal Rural de Ensino Fundamental (EMREF) Cabeceira Alta deu uma verdadeira lição de solidariedade nesta terça-feira, 09, com corte de cabelo referente ao projeto “A vida por um fio”.

Os cabelos cortados pela equipe Rafael e Wall Cabeleireiros serão doados ao Hospital de Câncer de Barretos para confecção de perucas às crianças internas, a equipe da unidade escolar fará pessoalmente a doação até o final deste mês.
 
A programação contou com depoimento de uma paciente ainda em tratamento contra a leucemia, a professora Alessandra Sampaio, que mesmo visivelmente emocionada conseguiu repassar uma mensagem e sensibilizou a escola.
 
O evento faz parte dos projetos desenvolvidos com base no Programa Agrinho 2014: “Saber e atuar para melhorar o mundo: esporte, lazer, cidadania e meio ambiente”.
 
A escola, que atende do 1º ao 9º ano e Ensino Médio conta com cerca de 200 alunos e desenvolveu a ação com base na temática cidadania. Depois de um período de conscientização que abordou o assunto “vida” e mobilização da comunidade local foi sugerida pela gestora Silma Araújo, a doação dos cabelos como ato solidário.
 
Aproximadamente 120 pessoas doaram seus cabelos. O projeto está sendo desenvolvido desde abril. Para doar, foi necessário no mínimo 15 cm de cabelo, não houve restrição em relação à cor ou tipo de cabelo, mas, quanto mais natural, melhor.
 
Quem não estava dentro dos critérios para doação aproveitou para mudar o visual. “O corte envolveu a comunidade escolar e trabalhou os valores, o respeito, harmonia, paz e valorização do ser humano. Nós precisamos reinventar a escola com criatividade e ousadia e felizmente nossos alunos são muito participativos.
 
O principal objetivo foi alcançado, conseguimos multiplicar os doadores, as crianças saíam da sala com cabelo curto, alegres e falavam que iam deixar crescer para tornar a doar”, destacou a diretora da escola, Silma Araújo.
 
Devido ao sucesso da iniciativa, a equipe Rafael e Wall Cabeleireiros se prontificou a fazer um trabalho com outros colegas cabelereiros, a fim de estender o projeto para todos os salões de beleza, a ideia é realizar mensalmente a doação de cabelos ao Hospital do Câncer de Barretos (SP).

Ascom – Prefeitura de Rio Verde

Compartilhe

Comente: Comunidade escolar doou cabelo a crianças com câncer