COMIGO realiza encontro de jovens

Iniciativa aborda a inserção e incentivo do jovem no agronegócio


Elevar o interesse do jovem pelo cooperativismo aliando capacitação e informação, com foco na sucessão familiar e continuidade das atividades agropecuárias. Com esta temática, a COMIGO, em parceria com o SESCOOP/GO, realiza no dia 23 de maio, às 9h, no Centro Tecnológico Comigo (CTC), em Rio Verde (GO), o “Encontro da Juventude Cooperativista da Comigo”.
 
A iniciativa visa auxiliar no desenvolvimento de futuros profissionais e incentivar as próximas gerações no sentido de participarem do agronegócio e do cooperativismo. O Encontro faz parte do Programa de Jovens Lideranças Cooperativas desenvolvido pela COMIGO desde 2012, o qual conta com a participação de produtores rurais e familiares, representando a continuidade do setor produtivo.
 
Durante o evento, os participantes assistirão as palestras dos consultores Ney Guimarães, intitulada “Protagonismo Juvenil Cooperativista”, e Elise Hoffmann, com “O papel da Juventude no Fortalecimento da Cooperativa e do Cooperativismo”. Serão abordados tópicos referentes à inserção destes jovens no agronegócio, os desafios da atividade, o conflito de gerações, a continuidade e demais pontos sobre o assunto.
 
Contexto nacional
 
O êxodo rural sempre representou um risco para a continuidade da produção agropecuária no país onde, cada vez mais, famílias migravam para as cidades, abandonando assim a atividade em busca de melhores condições de vida. Segundo dados da Universidade Federal de Goiás (UFG), na década de 80, aproximadamente 284 mil pessoas dirigiram-se aos centros urbanos do estado.
 
Os produtores rurais que persistiram no setor se depararam com outro problema: a saída de seus filhos e netos em busca de uma formação acadêmica e a falta de interesse desses de levar adiante a tarefa de trabalhar a terra e produzir alimentos. Neste contexto, muitos alegavam a falta de perspectivas de crescimento pessoal e profissional, pouco incentivo da família e a ausência de políticas públicas para o campo.
 
Entretanto, com o desenvolvimento do agronegócio nos últimos 30 anos e a mudança do modelo sócio-político-econômico empregado no Brasil, esse quadro apresentou uma significativa melhora. Além disso, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o fluxo migratório ficou mais lento, onde nos últimos 13 anos, 22 mil indivíduos deixaram a zona rural em Goiás.
 
Neste contexto, houve também a transformação de mentalidade dos patriarcas que começaram a dar mais autonomia aos jovens, mostrando que a atividade rural é um negócio atrativo. Outra atitude foi a familiarização dos filhos e netos com o trabalho na fazenda desde os primeiros anos de vida, o incentivo à participação no dia a dia do campo e reforço de uma possível vocação, dando origem a um projeto de vida bem-sucedida no agronegócio.
 
Baseando-se na solidez dos valores e princípios, na flexibilidade da gestão e na adequação às novas tecnologias, o agronegócio brasileiro demonstra boas perspectivas de continuidade. O resultado dessa mudança já é visível com a expansão da produção agropecuária e redução da média de idade dos produtores rurais.
 
Este quadro promissor brasileiro, ainda distante do ideal, já supera países desenvolvidos com os Estados Unidos da América, onde apenas 3% da população reside no meio rural e apresenta uma faixa etária acima dos 50 anos.
 
Programação
“Encontro da Juventude Cooperativista da COMIGO”
Ney Guimarães - "Protagonismo Juvenil Cooperativista"
Eliseu Hoffmann - "O papel da juventude no fortalecimento da cooperativa e do cooperativismo"
Dia: 23/05/2014
Horário: 9 às 15h30
Local: auditório 1 – CTC

Ascom - Comigo

Compartilhe

Comente: COMIGO realiza encontro de jovens