Comigo inaugurou novo laboratório

Evento aconteceu nesta quinta, 30 de agosto de 2012


A COMIGO inaugurou na manhã desta quinta-feira, 30 de agosto, seu novo laboratório de análises. A solenidade, que aconteceu na entrada do novo prédio localizado no parque industrial da Cooperativa, em Rio Verde, contou com a presença da diretoria executiva, conselheiros, superintendentes, gerentes, engenheiros agrônomos, veterinários, técnicos e funcionários da Cooperativa.

O presidente da COMIGO, Antonio Chavaglia, explicou que este é um dos laboratórios mais modernos do país, tanto em estrutura como em equipamentos para o atendimento de análise de produtos alimentícios, de matérias-primas e de solos. Segundo ele, a ampliação da linha de produtos e o aumento da produção industrial, aliados à tendência que se segue da agricultura de precisão, que tem crescido em grande escala e proporcionado uma melhoria da produtividade de grãos, fez com que a demanda por serviços de análise de laboratorial aumentasse bastante. E isso foi fundamental para que a Cooperativa investisse nesta obra.

Em seguida, o padre Olavo, da paróquia Nossa Senhora das Dores, conduziu uma oração e deus as bênçãos eclesiásticas pedindo o apoio divino aos trabalhos que serão desenvolvidos no novo laboratório. O descerramento da placa de inauguração foi feito pelos diretores, superintendentes, conselheiros e pelo gerente do laboratório, engenheiro químico, Paulo de Tarso.

Foram investidos recursos da ordem de R$ 2 milhões para a instalação do prédio (de cerca de 660 metros quadrados) e dos modernos equipamentos. O novo laboratório vai ampliar a capacidade de prestação de serviços junto aos processos industriais e também atendendo os associados, sobretudo em análises de solo. Atualmente o laboratório realiza, em média, 100 amostras de solo por dia. Assim que o equipamento de última geração adquirido da Alemanha, denominado espectro fotômetro ICP/Plasma, for instalado, provavelmente na segunda quinzena de setembro, e entrar em pleno funcionamento, o novo laboratório passará a realizar a análise de 600 amostras por dia. Um aumento de 500% no volume de análises. De acordo com Paulo de Tarso esse espectro fotômetro faz a leitura de 80 elementos da tabela periódica em 30 segundos. O mesmo trabalho, em outro equipamento, é realizado em 1 hora.

O novo laboratório da Cooperativa dará resultados de análises de solo, dejetos de granjas, fertilizantes, calcário, tecido vegetal e de todo o processamento da soja e dos processos de refinaria, saboaria, ração. Vale ressaltar que o laboratório já atende a todas as unidades da COMIGO, quando essas enviam amostras de solos ou algum outro tipo de material que for necessário, incluindo as fábricas de suplemento mineral de Jataí e Montes Claros. Atualmente o laboratório conta com uma equipe de 25 funcionários, que terão, além das novas salas, novas técnicas, metodologias e equipamentos para o desempenho de suas funções.

Assessoria de Imprensa - Comigo

Compartilhe

Comente: Comigo inaugurou novo laboratório