Começa mutirão carcerário

Ao todo, serão revisados 14 mil processos em Goiás


Foi aberto ontem (26/05), no Fórum Criminal de Goiânia, Mutirão Carcerário/Prisional 2014, que tem a finalidade de revisar, até 6 de junho, 14 mil processos de presos condenados e provisórios nas cadeias de 20 comarcas de Goiás. Representante do Ministério Público de Goiás na solenidade, o promotor de Justiça Vinícius Marçal Vieira, coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal e da Segurança Pública, reforçou que a parceria do MP-GO com o Poder Judiciário goiano nestes mutirões é antiga e tem resultado em fazer valer os direitos do cidadão.

O promotor enfatizou, durante seu pronunciamento, a necessidade do governo de Goiás agir para melhorar o sistema prisional goiano e dar mais atenção à Secretaria de Estado da Administração Penitenciária e Justiça (Sapejus). Para ele, é urgente a criação de novas vagas para os presos. Vinícius também cobrou a efetiva instalação da Defensoria Pública em Goiás, ação que reduziria bastante a necessidade dos mutirões carcerários. Ele afirmou que a presença do MP neste mutirão é para rever os processos e saber se algum desses presos, dos quais a maioria não tem nem advogado, encontra-se em situação de prisão irregular.

Também participaram da solenidade de abertura o juiz do CNJ, Renato Magalhães Marques, coordenador do Mutirão Carcerário/Prisional 2014; a desembargadora Nelma Branco Ferreira Perilo, corregedora-geral da Justiça de Goiás; o juiz Wilton Müller Salomão, coordenador do mutirão em Goiás; o secretário titular da Sapejus, Edemundo de Oliveira, entre autoridades e servidores estaduais.

As comarcas nas quais promotores e juízes analisarão os 14 mil processos do mutirão estão entre as maiores do Estado. São elas: Águas Lindas de Goiás, Anápolis, Goiânia, Catalão, Cidade Ocidental, Formosa, Goianésia, Iaciara, Itumbiara, Jataí, Luziânia, Morrinhos, Novo Gama, Piracanjuba, Caldas Novas, Planaltina, Quirinópolis, Rio Verde, Trindade e Valparaíso de Goiás.

Ricardo Santana / Fotos: João Sérgio – Assessoria de Comunicação Social do MP-GO

Compartilhe

Comente: Começa mutirão carcerário