Começa campanha contra hanseníase e verminose

Campanha é destinada a estudantes de 5 a 14 anos


A Prefeitura de Rio Verde, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde está promovendo a Campanha Nacional de Hanseníase, Verminose e Tracoma 2014, realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com os municípios e destinada a estudantes na faixa etária de 5 a 14 anos.
 
Em Rio Verde, a campanha terá direcionamento a Hanseníase e Verminoses por não haver registros de casos de tracoma na cidade.
 
Devido ao grande número de escolas não há uma data prevista para o término da campanha. No total são 80 escolas na rede pública de ensino, 59 escolas municipais e 21 estaduais, incluindo os distritos. Foram contabilizados 24.649 estudantes na faixa etária de 5 a 14 anos e fornecidos 22.100 comprimidos de albendazol para atingir 80% da meta estabelecida.
 
Nesta sexta-feira, 26, teve início a distribuição da medicação para verminoses na Escola Municipal Professor Chafic Antonio e Lybia Vidal Silva.
 
Segundo a coordenação de atenção básica do município, a intenção da Campanha é reduzir a carga parasitária em alunos dessa faixa etária.
 
As verminoses são infecções no intestino provocadas por parasitas, tais como: Ascaris lumbricoides (lombriga), Ancislostomideos (amarelão) e Trichuris trichiura (verme chicote) e podem causar sérios problemas de saúde, como anemia, perda de peso, dores abdominais, sangramentos intestinais e diarreias frequentes. Além disso, as crianças podem ter retardo no crescimento e dificuldade de aprendizagem.
 
As Verminoses podem ser prevenidas com tratamento e bons hábitos de higiene como:
Lavar as mãos com água e sabão;
Cortar as unhas;
Beber água filtrada e lavar bem os alimentos antes de comê-los.
 
A proposta do tratamento preventivo em escolares está em conformidade com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) que preconiza o tratamento periódico como uma medida preventiva e efetiva para redução da carga parasitária e das suas complicações.
 
A estratégia no ambiente escolar, já utilizada internacionalmente, comprovadamente reduz os custos do tratamento e potencializa os resultados da intervenção, porque proporciona excelente oportunidade de atingir o maior número de crianças em razão da agregação de crianças e adolescentes nesse ambiente.
 
A Campanha também identificará os casos de Hanseníase e encaminhará para as Unidades de Saúde mais próxima.
 
A Hanseníase é uma doença que atinge principalmente a pele e os nervos, podendo afetar a face, os braços, as pernas, as mãos e os pés. Se não for tratada, ela pode causar incapacidades ou deformidades nas mãos, nos pés, no nariz, nas orelhas, ou nos olhos.
 
A Hanseníase pode atingir adultos e crianças e é transmitido de pessoa a pessoa pela respiração, mas o tratamento tem cura e é gratuito.
 
Das enfermidades:
Verminoses – As verminoses são doenças causadas por diferentes vermes parasitas que se instalam no organismo do hospedeiro. Em geral, eles se alojam nos intestinos, mas podem abrigar-se também em órgãos, como o fígado, pulmões e cérebro.
 
Hanseníase - A hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa causada por um bacilo denominado Mycobacterium leprae. A hanseníase não é hereditária e sua evolução depende de características do sistema imunológico da pessoa que foi infectada.
 
Tracoma – É uma doença inflamatória dos olhos, crônica e recidivante, que afeta a córnea e a conjuntiva, provocada pela bactéria Chlamydia trachomatis, sorotipos A, B, Ba e C. Esse micro-organismo é responsável também por outros quadros infecciosos, como a conjuntivite de inclusão (sorotipos D e K) e algumas doenças sexualmente transmissíveis.

Ascom - Prefeitura de Rio Verde

Compartilhe

Comente: Começa campanha contra hanseníase e verminose