Colheita da safrinha começa em Rio Verde

Colheita deve ganhar ritmo em 15 dias


A colheita da safrinha de milho em RioVerde, no sudoeste de Goiás, teve início em algumas lavouras e deve ganhar ritmo dentro de 15 dias, segundo informações do departamento técnico da Cooperativa Mista dos Produtores do Sudoeste Goiano (Comigo).

De acordo com fonte do departamento técnico da cooperativa, ainda não foipossível mensurar a produtividade inicial, mas a expectativa é de que o rendimento médio das lavouras supere os 6.000 quilos por hectare. "As lavouras se dividem entre as fases de maturação (60%) e enchimento de grãos (40%), na área cultivada de 200 mil hectares", disse.

Para o sorgo, a expectativa é de que a produtividade média possa ficar em3.300 quilos por hectare, na área cultivada ao redor de 20 mil hectares na área de atuação da Comigo. "No momento 90% das lavouras estão em enchimento de grão e 10% em maturação", ressalta.

O mais recente levantamento de SAFRAS & Mercado estima uma área cultivada para o estado de Goiás de 1,8 milhão de hectares de milho na safrinha, queda de 5,5% ante os 1,905 milhão de hectares registrados na safrinha 2016. A produção de milho deverá atingir 10,8 milhões de toneladas, acima das 5,048 milhões de toneladas colhidas na segunda safra de 2016.

Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS Copyright 2017 - Grupo CMA

Compartilhe

Comente: Colheita da safrinha começa em Rio Verde