Censo agropecuário começa em outubro

Em Rio Verde serão visitadas aproximadamente 4.100 propriedades


A partir de outubro, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai a campo para conhecer as propriedades e a produção de todos os estabelecimentos agropecuários do território brasileiro. O 10º Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola 2017, percorrerá em todo o território nacional aproximadamente 5 milhões de propriedades rurais.

A coleta de dados relacionados a propriedade, produção, área, pessoal ocupado, estoques, efetivos da pecuária, da lavoura permanente e da silvicultura, entre outras totalizações, acontecerá até fevereiro de 2018.

Em Rio Verde serão visitadas aproximadamente 4.100 propriedades. De acordo com o Coordenador do Censo 2017 no município, Maurício Tavares Andrade, o último levantamento foi realizado em 2006 e a necessidade de atualização é extremamente importante. “Possuímos dados muito antigos, que precisam ser recentes, até por uma questão de investimentos em políticas públicas e da iniciativa privada para os próximos anos”.

Segundo o IBGE, o Censo é essencial para a dimensão das áreas cultiváveis, níveis de produção de alimentos e da criação de animais, utilização de implementos e instrumentos agrícolas, número de trabalhadores rurais, idade, gênero, escolaridade e análise comparativa de indicadores. “O resultado do Censo é uma fonte de informação fundamental, não apenas para a área pública, como para instituições de pesquisa, toda informação poderá retornar em benefício para o produtor rural, em financiamentos, melhoria de rodovias e outros aspectos”, reforça Andrade.

O trabalho será extenso e realizado por profissionais capacitados para tal função. Os recenseadores estarão identificados com coletes, crachás e equipamento de coleta com logomarca do IBGE. “Se o produtor rural estiver em dúvida quanto ao recenseador, poderá ligar para o número 0800 721 8181 ou então conferir a identidade do mesmo no site http://censos.ibge.gov.br/”, explica Andrade.

Os resultados do Censo Agro 2017 devem começar a ser divulgados em meados de 2018.

Ascom – Sindicato Rural

Compartilhe

Comente: Censo agropecuário começa em outubro