Caravana Soja Brasil esteve em Rio Verde

Evento serviu para discutir assuntos ligados ao agronegócio


Promovido pelo Canal Rural, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), FAEG/SENAR, Aprosoja Goiás e Sindicato Rural, aconteceu no dia 18 de outubro, no Parque de Exposições de Rio Verde, o Projeto Soja Brasil – Safra 2016/2017.

O evento foi realizado através de uma carreta-auditório, onde os participantes discutiram assuntos relevantes como manejo de pragas, fertilidade do solo, sustentabilidade, produtividade, rentabilidade e estabilidade da produção e sucessão familiar.

Produtores rurais, profissionais da área a estudantes aproveitaram a manhã toda para esclarecer dúvidas sobre os mais complexos assuntos referentes ao agronegócio e para adquirir conhecimento em áreas bem específicas. O tecnólogo em agronegócio e funcionário do Sindicato Rural, Renato Henrique, aproveitou o evento para aprender mais sobre o manejo do solo, palestra ministrada pelo pesquisador da Embrapa Soja Alvani Antônio Balbinot Jr. “O palestrante explicou que a palhada residual recicla potássio suficiente para atender a soja semeada e existe sincronia entre a saída de potássio da palhada e a necessidade da soja. Na hora o palestrante mostrou duas imagens uma de plantio só com palha e outra de palha com raiz, onde o plantio que tinha palha e raiz se desenvolveu melhor e com mais qualidade, que é o que os produtores de soja usam hoje em dia”, explica. O palestrante ainda esclareceu que uma das vantagens do uso do sistema de plantio direto é o tamponamento do alumínio toxico presente no solo, reduzindo assim o custo com calagem.

Quem também teve a oportunidade de adquirir maiores conhecimentos foi o acadêmico de agronegócio Gleison Meireles, que trabalha no departamento pessoal do Sindicato Rural. “Achei todas as palestras interessantes e elas me ajudaram a obter mais conhecimento sobre assuntos que pouco vejo na faculdade como por exemplo, sobre o manejo das culturas BT”.

Para o presidente do Sindicato Rural, Luciano Guimarães, quanto mais informação sobre a área, mais fácil se torna a rotina do produtor rural, principalmente em épocas onde é necessário driblar as intempéries. “Rio Verde é um dos maiores municípios na área de grãos, este ano estamos estimando uma área plantada média de 300 mil hectares e a expectativa é que o produtor rural colha aproximadamente 53 sacas por hectare, mas para isso, é preciso de informação e o evento teve esse propósito”.

O evento contou com palestras do consultor técnico da Faeg/Aprosoja Cristiano Palavro, do assessor técnico da Faeg Alexandro Alves, do pesquisador da Embrapa Soja Alvadi Antônio, além de palestras de representantes da Basf, CIB e Yara. Além de Rio Verde, a caravana irá passar ainda por  Iporá (20) e Palmeiras de Goiás (21).

Ascom – Sindicato Rural

Compartilhe

Comente: Caravana Soja Brasil esteve em Rio Verde