BR-060: ligando municípios, produzindo riquezas

Presidente Dilma espera inaugurar primeiro trecho duplicado da obra o mais rapidamente possível


Em Goiás, as obras de duplicação e adequação iniciadas em 2010 envolvem oito municípios diretos: Goiânia, Abadia de Goiás, Guapó, Indiara, Acreúna, Santo Antônio da Barra, Rio Verde e Jataí além de mais quatro afetados indiretamente: Trindade, Varjão, Cezarina e Jandaia.

Além desses municípios, o subtrecho também corta povoados, aglomerados e distritos, como os de Posselândia, Carlândia e Santa Cruz das Lajes.

A duplicação da BR-060 é uma necessidade antiga para o Sudoeste goiano, que concentra grande parte da produção agropecuária do Estado e tem peso relevante no PIB brasileiro. Além disso, apresenta características que impulsionam a estrutura socioprodutiva da região, já que liga os Estados de Goiás e Mato Grosso do Sul. A região conta com a presença de várias indústrias, que dependem de melhores condições de transporte para o escoamento de sua produção.

Obra conta com gestão ambiental
O Consórcio GA-060, composto pelas empresas Hollus, MPB e Alta, é responsável pela gestão ambiental, incluindo gerenciamento, supervisão e implantação dos programas ambientais das obras de duplicação e melhorias da BR-060/GO, no subtrecho entre Goiânia e Jataí, com 302 km de extensão. O
Consórcio GA-060 tem sua sede em Aparecida de Goiânia (GO) e possui duas filiais, uma localizada em Rio Verde e a outra em Jataí, municípios cortados pela BR-060/GO.

O Consórcio é responsável pelo gerenciamento e execução dos seguintes programas: Programa de Gestão Ambiental; Programa de Comunicação Social; Subprograma de Educação Ambiental; Subprograma de Apoio à Prefeitura; Subprograma de Comunicação Ativa; Estudo para Obtenção de Supressão de Vegetação; Programa de Monitoramento da Qualidade da Água; Resgate de Germoplasma; Programa de Monitoramento da Flora; Programa de Monitoramento da Fauna; Subprograma de Fauna Atropelada; Subprograma de Resgate de Fauna; Programa de Controle de Queimadas; Plano de Gerenciamento de Risco e Plano de Ação de Emergência; Programa de Proteção ao Patrimônio Artístico, Cultural e Arqueológico; Programa de Geoprocessamento; Subprograma de Treinamento e Capacitação de Mão de Obra; Subprograma de Segurança e Saúde de Mão de Obra; Subprograma de Melhorias de Travessias Urbanas; Programa de Regularização e Controle da Faixa de Domínio; Programa de Indenização de Terras e Benfeitorias; Programa de Reassentamento das Populações; Plano Ambiental para Construção: Subprograma de Resíduos Sólidos e Efluentes Líquidos; Subprograma de Gases, Ruídos e Material Particulado; Subprograma de Redução de Desconforto e Acidentes; Programa de Recuperação de Áreas Degradadas; Programa de Controle de Processos Erosivos.

Fotos

Imagem de BR-060: ligando municípios, produzindo riquezas

Compartilhe

Comente: BR-060: ligando municípios, produzindo riquezas