Aterro Sanitário de Rio Verde passa por adequações

Prefeitura quer atender Plano Nacional dos Resíduos Sólidos


A Prefeitura de Rio Verde, por meio da Secretaria de Ação Urbana, informa que o aterro sanitário da cidade está passando por adequações para, assim, atingir as exigências do Plano Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS). A Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) é bastante atual e contém instrumentos importantes para permitir o avanço necessário ao País no enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos.

Para Antônio Rozeni, secretário de Ação Urbana, “ao regularizar o aterro sanitário municipal a cidade de Rio Verde estará ganhando qualidade de vida, pois o lixo coletado nas casas será selecionado e cada tipo será depositado na área delimitada”. Entretanto, Rozeni enfatiza que certos tipos de lixo, como os pneus, não poderão mais ser depositados no aterro da cidade.

A população que possuir pneus a serem recolhidos deverá entrar em contato com a empresa Kavakos, através dos números 3612-8463 e 8425-0800 a qual presta serviço para a Agência Nacional da Indústria dos Pneumáticos (ANIP). Ou seja, esta é a empresa responsável em receber e enviar pneus velhos para as fábricas de origem. Caso donos de borracharias e de lojas de pneus queiram que esta empresa busque estes no local é necessário que o proprietário pague o frete de deslocamento. Mas de acordo com o proprietário da Kavakos, Cledson Mendes, a empresa também recebe estes pneus caso os proprietários queiram levá-los até a sede desta para que esse frete não seja gerado.

Essa ação tem como objetivo a prevenção e a redução na geração de resíduos, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos (aquilo que tem valor econômico e pode ser reciclado ou reaproveitado) e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos (aquilo que não pode ser reciclado ou reutilizado).
 
A ONU afirmou que cerca de 80 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos (RSU) são descartados de forma inadequada no Brasil todos os dias. Isso equivale a mais de 40% do lixo coletado. No Brasil existem 1.775 lixões, e muitos deles ainda com pessoas catando materiais em condições insalubres e degradantes à dignidade humana. Essa é mais uma ação da Prefeitura de Rio Verde mostrando o compromisso do prefeito, Juraci Martins, com o desenvolvimento solidário.

Ascom – Prefeitura de Rio Verde

Compartilhe

Comente: Aterro Sanitário de Rio Verde passa por adequações