Alunos dão início ao projeto 'Sorria, é Pet Terapia'

A primeira sessão foi realizada com um paciente da Clínica Escola de Fisioterapia da UniRV


Nesta quarta feira, 03, as Faculdades de Medicina Veterinária e Fisioterapia da Universidade de Rio Verde – UniRV, em parceria com a Clínica Veterinária e Pet Shop Via Animale, deram início ao projeto de extensão “Sorria, é Pet Terapia”, sob coordenação das professoras Ma. Mariana Paz Rodrigues Martins e Esp. Maira Paz Rodrigues.

A Terapia Assistida por Animais (TAA) é uma técnica na qual o animal é a parte principal do tratamento, com o intuito de promover a melhora social, emocional, física e/ou cognitiva de pacientes humanos. O tratamento é indicado para auxiliar em diversas situações clínicas ou não, a fim de melhorar a adesão ao tratamento; aumentar o interesse eatenção; desenvolver recreações e lazer; melhorar a interação com a equipe de saúde e a motivação para o envolvimento em atividades em grupo, dentre outras.

A primeira sessão foi realizada com um paciente da Clínica Escola de Fisioterapia da UniRV e contou com a participação dos acadêmicos de Medicina Veterinária: Larrisa Alves, Yarla Jordana, Evelyn Mesquita, Dayane Rodrigues e Bruna Cruvinel; dos discentes de Fisioterapia: Jocasta Santos, Sabrine Tertuliano, Rafaela Silva, Amanda Carvalho, Danyelly Silva, Rodolfo Flores e Natália Alves e da terapeuta canina Nescau, uma labradora chocolate de 5 anos de idade com experiência prévia em TAA. O animal foi cedido pela Clínica Via Animale, assim como os banhos antes de cada sessão.

O projeto será realizado em lares de longa estadia de idosos, em instituições de ensino para crianças especiais e também pacientes da Clínica Escola de Fisioterapia da UniRV. Os animais terão o acompanhamento de um médico veterinário, garantindo o bom estado sanitário e minimizando o potencial zoonótico, além do zelo com o bicho, pois a qualidade de vida desses terapeutas animais é essencial para o bom funcionamento da TAA.

Segundo as coordenadoras, a inter-relação entre as áreas do conhecimento é proporcionada pela zooterapia a partir do fato de que o contato com os animais pode ser analisado sobre diversas áreas, por exemplo: Quando o paciente faz carinho no cão terapeuta ele estende a sua mão, ou ainda, pode querer passear com o animal e isso pode ser útil na área da fisioterapia, enquanto os acadêmicos de veterinária podem analisar o comportamento dos animais diante das pessoas, além de possibilitar a ação dos acadêmicos como agentes sociais de mudanças.

Ascom - UniRV

Compartilhe

Comente: Alunos dão início ao projeto 'Sorria, é Pet Terapia'