Alunos da UNESP visitaram Rio Verde

Estudantes do curso de Geografia vieram conhecer a relação entre campo e cidade


A Secretária Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Superintendente de Meio Ambiente, Marion Kompier, juntamente com o coordenador municipal do Programa Produtores de Águas, Abel Elias Briceño e outros servidores das pastas, receberam nesta quarta-feira, 16, estudantes e professores do curso de Geografia, da Universidade Estadual Paulista (UNESP), que desde o último sábado, 12, estão em visita em nosso estado, em um trabalho de campo sobre a relação Cidade e Campo.

Segundo Carlos de Castro Neves, que é um dos professores da turma do 3° e 4° semestres, a escolha de Brasília e de duas cidades do sudoeste do estado, que são respectivamente, Rio Verde e Jataí, se encaixa com as leituras e assuntos tratados em sala de aula, e que estão sendo vistos na prática. “Em Brasília, conversamos com o Ministro de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, seguimos para Rio Verde, onde fomos muito bem recebidos pela Marion e ainda aqui vamos visitar algumas propriedades rurais e seguiremos para Jataí na sexta, para vermos de perto um assentamento rural”, disse. “Agradecemos o apoio e receptividade de todos da Prefeitura”, finalizou.

Marion, por sua vez, apresentou aos alunos o Programa Produtores de Água, e mostrou a riqueza de nossa cidade com relação à água. “Infelizmente o tempo é curto, todos nós temos compromissos, eu nem esperava tantas perguntas”, contou. Por fim, ela agradeceu a presença e atenção dos alunos e professores e reforçou a prestatividade com todos.

Produtores de Água
O Programa é um incentivo à recuperação e à conservação das nascentes a fim de garantir a qualidade e a quantidade de água para abastecimento urbano, compensando os produtores rurais pelos serviços ambientais prestados e tem mostrado resultados animadores.

Em 2008, foram avaliadas 54 nascentes, localizadas nas propriedades de 29 produtores da zona rural do município de Rio Verde, sendo que dessas, 12 encontravam preservadas, 31 em regeneração e 11 degradadas. Já em 2011, 13 nascentes estão preservadas, 37 em estado de regeneração e apenas três encontram-se degradadas.

Marion Kompier lembrou o apoio dos agricultores e às nossas parcerias com os produtores, faculdades, entidades relacionadas para a viabilização do projeto e ao Prefeito Juraci Martins, que sempre tem nos apoiado, a favor do meio ambiente.

Ascom - Prefeitura de Rio Verde. Foto: Brunno Rodrigues

Compartilhe

Comente: Alunos da UNESP visitaram Rio Verde