Xbox One X não terá realidade virtual

Console é o mais poderoso atualmente no mercado


No domingo, 11, quando a Microsoft apresentou o Xbox One X, a companhia impressionou o mercado devido às especificações robustas do console — sendo um concorrente direto do PlayStation 4, ficou evidente que a Microsoft mostrava vantagem, apesar de vender um produto mais caro.

Só que a apresentação também deixou implícito que a Microsoft decidiu seguir um caminho diferente ao da adversária, já que ninguém mencionou realidade virtual no palco da E3. E agora veio a confirmação: o console mais poderoso do mercado não oferecerá suporte à tecnologia.

Em entrevista ao Wall Street Journal, o diretor de marketing da divisão Xbox, Mike Nichols, justificou que VR é uma plataforma mais adequada aos computadores. "A oportunidade no PC é maior, porque a base de instalação é maior e achamos que a experiência do consumidor será melhor no PC", afirmou.

A estratégia pode até soar estranha para quem acompanha o mercado de games, tendo em vista que realidade virtual tem sido alardeada como uma das promessas do setor — a Sony, ontem, mostrou vários jogos compatíveis com a tecnologia. Só que a indústria não parece acreditar que a Microsoft esteja se arriscando muito; analistas consultados pelo WSJ opinaram que, como VR é um segmento em desenvolvimento, é improvável que alguém deixe de comprar um Xbox One X porque ele não suporta a novidade.

No ano passado, quando a Microsoft falou sobre o dispositivo (então conhecido como Project Scorpio), ficou a impressão de que a realidade virtual seria parte importante do console, e houve quem especulasse uma parceria com a Oculus, do Facebook, para integrar o Rift ao aparelho.

Nichols disse acreditar que essa expectativa foi gerada devido a uma comunicação equivocada em torno das especificações do console. Entretanto, como lembra a CNET, a própria Microsoft falou da versão em VR de "Fallout 4" na E3 do ano passado como se o título fosse um dos que chegariam ao novo Xbox.

Olhar Digital

Compartilhe

Comente: Xbox One X não terá realidade virtual