Rio Verde está preparada para TV Digital

Pesquisa constata que 78% dos domicílios da cidade continuariam com serviço de TV se desligamento do sinal analógico tivesse ocorrido em 30 de setembro


A Entidade Administradora da Digitalização (EAD) informa que foi finalizado o processamento dos dados da última pesquisa em Rio Verde. Conduzido pelo Ibope, o estudo ocorreu entre os dias 17 e 30 de setembro e entrevistou pessoas de 805 domicílios da cidade. Além da aplicação do questionário, técnicos antenistas entraram nas residências para confirmar as informações passadas pelo morador.
 
A pesquisa, feita antes da distribuição dos kits do bolsa família, aponta que 78% dos domicílios de Rio Verde permaneceriam com algum serviço de TV caso o sinal de TV analógica fosse desligado em 30 de setembro. Do total de domicílios entrevistados, constatou-se que 71% utilizam o sinal terrestre. E, desse número, 49% já tem condições para receber o sinal digital. Este resultado ainda não é o final para a verificação oficial do desligamento do sinal analógico. A aferição final está programada para ocorrer. Para que haja o desligamento do sinal analógico, previsto para acontecer na cidade em 29 de novembro, é necessário que, no mínimo, 93% das casas estejam preparadas para receber a transmissão digital.  
 
“Acredito que teremos ainda uma grande evolução nesses números”, avalia Antonio Carlos Martelletto, diretor geral da EAD.  O executivo lembra que a pesquisa se encerrou dois meses antes da data prevista para o desligamento e, após este período, diversas outras ações de orientação à população e ao comércio local foram conduzidas pela entidade. “As principais delas foram o início da distribuição dos kits conversores aos beneficiários do Bolsa Família da cidade e o apoio às promoções dos lojistas locais”.
 
Martelletto detalha que, nos últimos dias foram entregues mais de quatro mil kits conversores e a previsão é que até o final deste mês mais de três mil sejam entregues aos beneficiários. Além disso, a EAD também estabeleceu diversas parcerias com o varejo para descontos na aquisição de equipamentos relacionados à migração, colocou no ar duas fases de campanhas publicitárias, iniciou projetos de voluntariado e inclusão digital, promoveu a informação das pessoas em eventos locais, entre outras ações de reforço para mobilizar a população.

Sobre a EAD
Entidade Administradora de Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais TV e RTV (EAD) é a responsável pela gestão damigração entre o sinal analógico e digital da televisão no Brasil. A EAD tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de marketing e distribuindo os conversores para as famílias cadastradas no programa Bolsa Família. Esse processo teve inicio em abril deste ano e tem previsão de finalização em 2018.

Interativa Comunicação

Compartilhe

Comente: Rio Verde está preparada para TV Digital