Perfil 'Chapolin Sincero' pode deixar de existir

Grupo Chespirito, detentor dos direitos, diz que verifica exclusão de página. Personagem tem 16 milhões de seguidores; perfil foi removido no Instagram


Uma disputa envolvendo direitos autorais removeu de uma rede social o perfil de humor "Chapolin Sincero", administrado pelo paraibano Fábio Velozo. O perfil, que conta com cerca de 16 milhões de pessoas conectadas às páginas do Facebook e Instagram, mesmo após ser banido de uma das redes, corre o risco de ser completamente extinto, conforme nota postada pelo administrador na página do Chapolin Sincero no perfil do Facebook.

De acordo com a nota postada no perfil, o Grupo Chespirito, que detém os direitos autorais, teria solicitado a retirada do ar da página administrada pelo paraibano. "Todo o trabalho de quatro anos e meio, acaba de ser jogado no lixo", diz o administrador.

Em resposta ao problema com o perfil "Chapolin Sincero", o Grupo Chespirito emitiu uma nota informando que se solidariza com o administrador da página pela exclusão do perfil na rede social Instagram e que está averiguando para saber o que aconteceu. “Para nós é importante ressaltar que agradecemos e apreciamos infinitamente o trabalho de todos os nossos fãs e respeitamos sua paixão. Não temos nenhuma intenção de prejudicar o seu trabalho e muito menos de nos apoderar de seus seguidores”.

A nota do grupo mexicano finaliza afirmando que devido ao problema com o Chapolin Sincero, em solidariedade, decidiu tirar a conta do Chespirito do ar até o que o assunto seja resolvido. O G1 tentou contato com Fábio Velozo, mas não houve retorno.

Direitos autorais
Segundo o administrador do Chapolin Sincero, o grupo mexicano teria argumentado que a página usava imagens do personagem sem autorização. O perfil que foi retirado do ar contava com aproximadamente 9 milhões de seguidores no Instagram. No Facebook, o Chapolin Sincero tem 5,6 milhões de curtidas.

Ainda segundo a nota da administração do perfil, foram feitos vários contatos e tentativas para que houvesse uma autorização do grupo que detém os direitos autorais, mas em nenhuma delas foi obtido sucesso. O Chapolin Sincero nas duas redes sociais contava com aproximadamente 280 milhões de interações.

O perfil ficou conhecido por compartilhar imagens do personagem icônico, com mensagens e imagens de conteúdo humorístico. “Isso sequer passou pela cabeça daqueles que só visam o lucro do personagem, que diga-se de passagem fomos responsáveis por revivê-lo nos dias de hoje", acrescenta a nota.

G1

Compartilhe

Comente: Perfil 'Chapolin Sincero' pode deixar de existir