Onde o 5G pode ser usado? – Confira os campos de aplicação da rede!

Onde o 5G pode ser usado? O 5G pode ser usado em diferentes locais da internet?


Onde o 5G pode ser usado? O 5G pode ser usado em diferentes locais da internet? É possível baixar GB WhatsApp utilizando uma rede de dados móveis conectada ao 5G ou devemos dar preferência ao 4G em relação a nossa localização atual? Neste conteúdo, vamos mostrar a você onde o 5G pode ser usado. Leia conosco e saiba mais sobre o assunto, vamos lá!

Onde o 5G pode ser usado: quais são os campos de aplicação da rede?

Afinal, onde o 5G pode ser usado? Seria errado pensar em 5G apenas em relação aos smartphones, aplicativos e redes sociais em geral. As características peculiares do novo padrão de rede abrem caminho para uma série de campos de aplicação, desde cidades inteligentes até direção autônoma. Vamos dar alguns exemplos para entender melhor onde o 5G pode ser usado, onde se mostra importante:

Cidades inteligentes

Sensores espalhados em determinados pontos das cidades poderão enviar imediatamente dados relativos ao trânsito, estacionamento, iluminação e tudo relacionado à gestão da cidade. A luz da lâmpada de rua se ajustará automaticamente às condições do ambiente e enviará comunicações imediatas sobre quaisquer falhas para os centros de operações.

Condução autônoma

Graças a uma rede que garante latência zero e velocidade, é possível desenvolver aplicativos que tornem segura a circulação das pistas de condução autônoma, como os carros da Tesla já fazem mesmo em meio a estradas horríveis, até mesmo no Brasil. O 5G possibilitará a troca constante e imediata de informações sobre sua posição, tráfego, semáforos, outros carros e muito mais.

Saúde

Neste caso, a referência é, sobretudo, sobre a “telemedicina”. Um médico poderá tratar e prestar o seu serviço mesmo à distância, com a vantagem de prestar assistência a doentes que se encontrem em zonas remotas ou mesmo a doentes com mobilidade reduzida.

Sem esquecer a possibilidade de intervir com precisão já durante o transporte de ambulância graças ao compartilhamento em tempo real de parâmetros vitais, mas também a uma possível videochamada em alta definição e sem atrasos com o médico presente no hospital.

Lazer

A realidade aumentada e virtual melhorará as experiências de entretenimento. Os espectadores poderão fornecer informações adicionais durante uma visita ao museu ou durante um evento esportivo.

Indústria 4.0

Haverá uma crescente automação da produção graças ao uso de robôs e inteligência artificial capazes de agilizar alguns processos de produção. Os funcionários da empresa, por exemplo, poderão usar visores de realidade aumentada (VRs) que mostram como se pode realizar determinada atividade com segurança e rapidez.

Casas inteligentes

É um dos campos mais simples de entender, pois já começamos a tornar nossas casas inteligentes com o uso de lâmpadas, sensores, câmeras, termostatos, geladeiras que compartilham informações entre si “simplificando” a vida de nós usuários.

O 5G é perigoso?

Onde usar o 5G pode ser usado já sabemos, mas a rede é perigosa? Nos últimos tempos, muitas preocupações foram levantadas sobre os efeitos que o 5G pode ter na saúde das pessoas em geral, devido seu funcionamento se dar por ondas de rádio.

Até o momento, não há evidências científicas que mostrem a ligação entre o aparecimento de algumas doenças e a exposição a campos eletromagnéticos gerados por tecnologias de conexão sem fio, e mais especificamente pelo 5G.

Enfim, em termos gerais, o 5G é seguro e não traz riscos a saúde de ninguém de forma direta. Dizemos isso porque uma quantidade infinita de fake news é espalhada diariamente em relação a diversos assuntos relacionados à tecnologia, incluindo o fator do 5G chegar perto do limite em que as ondas de rádio podem ser transmitidas. Esperamos ter ajudado você a entender onde o 5G pode ser usado. Até a próxima!

Compartilhe

Comente: Onde o 5G pode ser usado? – Confira os campos de aplicação da rede!