O que é portabilidade? – Entenda o conceito e aprenda a fazer!

O que é portabilidade?


O que é portabilidade? Como funciona um serviço de portabilidade? Vale a pena fazer portabilidade de uma operadora de telefonia móvel para outra? Quais são os benefícios de realizar uma portabilidade? Entre as operadoras disponíveis no mercado atual, quais são as que mais registram chegadas de portabilidade de outra empresa? Posso ter um número da Claro sendo antigo cliente da TIM?

Uma portabilidade é um serviço que acontece bem mais comumente do que você imagina. Acontece que nem sempre um cliente gosta de um serviço de uma empresa. Porém, a grande maioria dos contratos que acontecem, principalmente quando falamos de planos pós-pagos, são anuais.

O que tem de problema nisso? Que você não pode escolher sair daquela empresa enquanto o contrato não acabar. Porém, há uma saída por Lei que você pode utilizar a seu favor e que recomendamos sempre que o serviço oferecido não esteja suprindo as suas necessidades diárias como cliente de plano de telefonia móvel: a portabilidade!

Mas, o que é portabilidade? No conteúdo de hoje, vamos não só especificar o conceito sobre portabilidade, como também explicaremos sobre seus benefícios, quais são as portabilidades mais realizadas nos dias atuais, entre outros detalhes. Acompanhe-nos até o final do conteúdo e saiba mais sobre o assunto, vamos lá!

O que é portabilidade?

Afinal, o que é portabilidade? Antes mesmos de partirmos para outros detalhes do assunto, já queremos que você saiba de uma vez por todas o que é portabilidade. Dessa forma, sanamos sua dúvida principal e você decide se nos acompanha para mais detalhes da portabilidade, ou não.

De forma simples, o serviço de portabilidade de telefonia móvel é quando você troca de operadora, mas mantém seus dados como o número de linha telefônica que é usado e até mesmo o chip que usava anteriormente. É uma forma mais simples de resolver problemas de logística como troca de chip.

Melhores opções de planos temporários

Além disso, em uma portabilidade é mais fácil de garantir melhores condições em um plano temporário. Como isso funciona? Se um plano custa R$49,90 para um cliente novo, quando falamos de um cliente com portabilidade, ou seja, que vai para uma nova operadora com o número antigo, o valor do plano pode cair pela metade por até seis meses ou incríveis um ano.

Isso acontece porque a nova operadora quer valorizar o novo cliente que veio de outra operadora, e assim pode melhorar a sua visão dos serviços de linha telefônica.

Outro detalhe é que a operadora também não tem gastos com logística: não é necessário fornecer nem um número nem um chip novo ao cliente que chega vindo de uma portabilidade. Em resumo e sendo bem direto: os dois lados ganham quando a portabilidade é realizada.

Qual a portabilidade mais realizada atualmente?

Bem, já sabemos o que é portabilidade. Até aqui, já sanamos sua dúvida principal, e agora você decide se nos acompanha para saber mais sobre o assunto e talvez melhorar a sua escolha de portabilidade, ou não. Caso esteja lendo o conteúdo, é porque escolheu nos acompanhar, então vamos lá.

Como mencionado no início do conteúdo, iríamos contar a você qual a portabilidade que mais ocorre nos dias atuais. Indo direto ao assunto, a portabilidade mais comum do mercado de telefonia móvel atualmente é entre clientes da TIM e da Claro, com os primeiros saindo para a segunda operadora.

Domínio da Claro é principal motivo

Acontece que a Claro vem dominando o mercado de telefonia móvel há quase meia década, passando já em número de clientes a própria TIM, que por quase duas décadas dominou o cenário nacional. Por fora, corriam Vivo e Oi, essa última já quase entrando em processo de falência.

Com melhores planos e cada vez mais voltados a qualidade do cliente, além de uma ótima cobertura 5G em todo o território nacional, a Claro aumenta a cada mês que passa os cliente que recebe de portabilidade da TIM, ou seja, números da TIM que não querem mais continuar com a empresa e mudam para a Claro.

A TIM tem sua culpa nisso

Por outro lado, é de grande importância lembrar de que a própria TIM tem culpa no cartório. Poucos eram os que pesquisavam o que é portabilidade até o ano de 2015. A empresa sempre esteve no topo, mas vem falhando com planos ruins, valores altos e pouca expansão de sua rede 5G, fazendo com que a concorrente Claro se destaque até mesmo com seus próprios e antigos clientes.

Vale a pena fazer portabilidade?

Por fim, vale a pena realizar portabilidade? Sim ou não? Felizmente, sim. Se você não encontrou o plano que esperava na operadora em que está, não há motivos para não realizar uma portabilidade. Analise os planos de outras operadoras e entre em contato solicitando uma portabilidade o quanto antes. Até a próxima!

Compartilhe

Comente: O que é portabilidade? – Entenda o conceito e aprenda a fazer!