O preço dos jogos no Brasil

Porque compramos quase somente jogos pirateados


Desde quase sempre, o preço dos jogos de videogame nunca foram empecilho para ninguém. Desde a época do Atari, passando por Nintendo, Mega Drive, Super Nintendo, Playstations 1 e 2, nós tupiniquins sempre conseguimos fugir da carestia dos preços dos jogos originais recorrendo ao nosso país vizinho Paraguai ou indo ao camelô de nossa confiança. Praticamente toda a geração gamer do Brasil desconhece como são os jogos originais.
 
Entretanto, desde a última geração de videogames, os brasileiros puderam experimentar um pouco os sabores e dissabores de comprar jogos originais. Tudo começou com o Playstation 3. Líder de vendas por vários anos no Brasil, o Playstation 3 só teve pouco tempo atrás seu destravamento descoberto por hackers. Então durante cerca de 4 anos, quem comprou o console da Sony teve que se virar com jogos originais. E os preços eram muito, muito salgados. Um lançamento custava cerca de R$ 200. Dinheiro demais para um país como o nosso. Os culpados? O grande número de impostos que incidem sobre os artigos eletrônicos fazem dos nossos jogos uns dos mais caros do mundo.
 
Isso fez com que o jogador brasileiro aprendesse certas artimanhas para enganar a Receita Federal. Os jogadores de Playstation 3 compram seus jogos através da internet, em sites internacionais, a maioria localizado nos Estados Unidos e Inglaterra. Mesmo com um frete caro, mesmo assim compensa trazer um jogo de outro país. Às vezes, mesmo sendo taxado na Receita Federal ainda sim o jogo sai mais barato do que os vendidos no Brasil. Uma coisa sem explicação. A diminuição nos impostos dos jogos eletrônicos poderia fazer os gamers brasileiros comprarem mais localmente, gerando mais rendas e consequentemente mais renda em impostos para o governo. As empresas vendem mais, produzem mais e contratam mais, pagando assim muito mais impostos em uma escala sadia.
 
No Brasil, surgiu no ano passado um projeto chamado “Jogo Justo”, que visa, através do apoio do deputado federal Luiz Carlos Ghiorzzi Busato, conseguir emplacar um projeto de lei que diminua a carga tributária dos jogos eletrônicos no país. O movimento conseguiu forte adesão, e mais políticos tendem a apoiar o projeto. Infelizmente, por enquanto, ainda é apenas um projeto. Mas todos os jogadores do país esperam que um dia se torne realidade.

Fotos

Imagem de O preço dos jogos no Brasil

Compartilhe

Comente: O preço dos jogos no Brasil