Jovem cria ônibus que percorre Montevidéu para caçar Pokémon

Pokeneta custa cerca de US$ 9 por passeio pelas ruas da capital uruguaia. 3 horas jogando no ônibus equivalem a 10 horas andando, diz idealizador


Desde o lançamento do jogo de realidade aumentada desenvolvido por uma filial da Nintendo, os jovens uruguaios – assim como em outras partes do mundo – se juntaram para jogar "Pokémon" pelo Facebook, ou Twitter.

Inspirado no entusiasmo do aplicativo gratuito, "Chucky" Martínez criou a Pokeneta, um ônibus que visita as melhores PokéStops (onde são coletados objetos para capturar os pokémons), ginásios (áreas de combate entre os jogadores) e outros pontos-chave para caçar os monstrinhos virtuais.

"Em 3 horas dentro do ônibus, você joga o que jogaria em 10 horas caminhando. Essa é a diferença e o objetivo da Pokeneta", explicou à AFP Martínez, de 22 anos, produtor de uma banda de música local.

Esse jovem se deu conta de que seus amigos jogavam durante as viagens de ônibus com a banda e pensou que "as pessoas poderiam pagar por isso". Desenhou percursos pela cidade para jogar "Pokémon Go" e criou a conta no Facebook "Pokeneta Uruguai".

"Pensei que muitas pessoas gostariam de jogar com essa comodidade, a comodidade que o ônibus oferece, como a segurança e a entrada USB (para carregar os celulares)", comentou Martínez.

Cada jogador paga 250 pesos (cerca de US$ 9) por 3 horas, podendo contratar viagens de 5 horas, ou para grupos particulares.

Para comemorar seu aniversário de 14 anos, Máximo Stefanoli convidou um grupo de amigos para fazer esse tour, que os levou pelas avenidas da capital, para a margem do Rio da Prata, ao parque Rivera a leste da cidade, à praça central Entrevero e para o cemitério de Buceo, ao sudeste de Montevidéu, ideal para caçar pokémons tipo fantasma.

Sem precisar sair do ônibus, esse jovem fez um bom trabalho. "Cacei uns 100 (Pokémon), encontrei do tipo água, fogo, prata, bicho, de tudo", comemora Máximo.

Ao fim do percurso na praça de Entrevero, onde diariamente são vistos dezenas de fãs do jogo por ser um dos melhores lugares para caçar, Máximo havia subido do nível 16 para o 20, e sua irmã Miranda, de 11 anos, do 20 para o 22.

Para os fãs de "Pokémon Go", baixado milhares de vezes desde seu lançamento em julho, a Pokeneta também ajuda a evitar os riscos como roubo de celular e acidentes por andarem distraídos e perambulando pelas ruas de Montevidéu enquanto jogam.

G1

Compartilhe

Comente: Jovem cria ônibus que percorre Montevidéu para caçar Pokémon