GTA 6: o que não pode faltar em um mapa no Rio de Janeiro

O melhor do Brasil é o brasileiro


GTA 6 já é praticamente uma lenda. Especulações e discussões sobre o próximo game da franquia Grand Theft Auto não são de hoje e, para provocar as expectativas, a Rockstar continua sem mencionar uma única palavra sobre a existência do título de mundo aberto.

 

CodeBuddy Rio Verde: Escola de tecnologia para crianças e adolescentes! Agende uma aula experimental gratuita!

 

Talvez o anúncio de GTA 6 esteja mais longe do que pensávamos. Afinal, o estúdio continua oferecendo suporte à GTA Online que, em breve, receberá uma atualização que adiciona um cassino ao mapa do game. O próprio GTA V continua um sucesso de vendas, tendo superado a impressionante marca de 110 milhões de cópias enviadas às lojas. Entretanto, nada disso nos impede de continuar sonhando, até porque rumores recentes reacenderam a possibilidade de que o game terá o sonhado mapa no Rio de Janeiro.

O mínimo que esperamos disso é uma reprodução da cidade brasileira, da mesma forma que Los Santos é para Los Angeles. Mas há alguns detalhes especiais da cidade maravilhosa que não podem ficar de fora de GTA 6 -- caso esse game exista algum dia, é claro. Não estamos falando de Agostinho Carrara como protagonista do game, mas, sim, de pontos turísticos, rádios locais e outros detalhes que farão a diferença para a ambientação brazuca.

Praias e pontos turísticos, é claro
Obviamente, um mapa de GTA no Rio não deixará as pelas praias de lado. Encontrar Copacabana e Ipanema, talvez com nomes diferentes, é o mínimo que esperamos, mas o que pode ocupar a areia além de pessoas? Que tal vendedores do biscoito Bobo, uma referência ao famoso e delicioso biscoito Globo vendido pelas ruas cariocas. Também espero encontrar ambulantes com dezenas de óculos de sol e acessórios e aqueles que usam roupas bizarras de personagens para vender espetinhos. E claro, espero poder de fato comprar tudo isso para o meu personagem.

Quanto aos pontos turísticos, o Rio de Janeiro tem muitos lugares belíssimos e conhecidos mundialmente. É simples demais pedir que o Cristo Redentor e Pão de Açúcar estejam no mapa porque provavelmente estarão, mas o interessante mesmo seria poder de fato visitar os dois locais. Se não for pedir demais, ter o bondinho do Pão de Açúcar funcional renderia um atalho bacana e uma vista sensacional do mapa. Olha, eu já consigo visualizar tudo isso perfeitamente na minha cabeça. Só vem, Rockstar.

Aliado ou inimigo: Milícias, PM e tráfico de drogas
O Rio de Janeiro, infelizmente, não é conhecido somente por suas belas praias. Há décadas, a cidade sofre com a violência, não só de assaltos, mas também com os confrontos entre a milícia carioca, traficantes e policiais militares. Um cenário corrupto e perigoso que se encaixa na proposta e ambientação de GTA. A franquia costuma satirizar e criticar várias situações dos Estados Unidos, e com um jogo no Brasil isso não seria diferente.

Imagine que em GTA 6, um de seus personagens (no plural mesmo, porque torço para que o jogo tenha um elenco de protagonistas jogáveis) esteja do lado da milícia, enquanto um segundo faz parte da PM e o terceiro jogue em cima do muro (quem pagar mais é o escolhido). Você terá que aceitar missões de seus chefes, concluir tarefas para subir de posição e, de vez em quando, tomar decisões que podem mudar o rumo da história. Já vimos parte disso acontecendo em alguns jogos da franquia, certo?

Esportes e um Maracanã, por favor
GTA IV tinha boliche e o 5 tinha tênis e golf. É claro que o próximo game da franquia também vai oferecer atividades e esportes para os jogadores. Estamos falando do país do futebol, então um "futebas" seria presença obrigatória em GTA 6, mas queremos mais. Queremos uma reprodução do estádio Maracanã, com a possibilidade dos jogadores comprarem ingressos para partidas de futebol e até mesmo apostarem ilegalmente no seu time preferido. Legal, né?

Há outros esportes e atividades que não podem falar em um mapa no Rio, incluindo pular de asa-delta e jogar futevôlei ou frescobol na praia. Só vejo vantagens (e muito trabalho pra dona Rockstar, mas sabemos do que ela é capaz).

Rádio temática, transporte público e mais
O que seria do Brasil sem a música nacional? GTA oferece uma variedade de rádios para os jogadores curtirem durante a jogatina, então com certeza queremos ouvir estações temáticas de funk e da boa e velha MPB -- sertanejo universitário eu dispenso, porque já basta demais ouvir nos Ubers da vida real. Além disso, os icônicos táxis amarelos não podem faltar, bem como carros que os brasileiros guardam no lado esquerdo do peito: pelo menos alguns fusquinhas e kombis. E que tal encontrar alguns famosos de mentirinha nas praias ou ruas do mapa? Ou então uma sátira do Projac? E talvez um easter egg do Caetano Veloso fake estacionando o carro no Leblon... são tantas possibilidades.

A rotina de quem vive na cidade carioca inclui lidar com um trânsito intenso, mas não vamos pedir algo do tipo porque, obviamente, isso afetaria o gameplay negativamente -- ninguém quer um sandbox com trânsito, né? Por isso, pensamos em uma reprodução do transporte público: do BRT até as precárias linhas de metrô, que possam servir como viagem rápida aos jogadores mais apressados. Como diria a internet: Ai Gabi, só quem viveu sabe.

E então? Quais outros detalhes do belíssimo Rio de Janeiro você gostaria de ver em um mapa de GTA 6? Utilize sua imaginação e deixe sua opinião nos comentários abaixo. 

Compartilhe

Comente: GTA 6: o que não pode faltar em um mapa no Rio de Janeiro