Google faz app de buscas virar feed de notícias, vídeos e assuntos populares

Novidade chega primeiro aos EUA e estreia no Brasil dentro de duas semanas. Usuário poderá seguir assunto para que novidades sobre o tema apareçam com maior frequência


O Google vai transformar o aplicativo de buscas em um feed de interesses pessoais, que passará a exibir notícias, vídeos e alertas de que algum assunto relevante ou popular está pipocando em algum local próximo ao usuário ou no mundo.

A novidade chegará nesta quarta-feira (19) ao app para os sistemas iOS, da Apple, e para Android, de usuários dos Estados Unidos. A função estreará em outros países, como o Brasil, dentro de duas semanas.

Não precisa pesquisar
Com a nova configuração do app, não será preciso fazer nenhuma busca na internet para receber conteúdos por meio do app do Google. Abaixo da caixa de texto em que as pesquisas são feitas, surgirão uma série de cartões assim que a página for rolada para baixo. Cada um desses blocos exibirá um tema relacionado a algum interesse do usuário.

“Se você é um entusiasta da fotografia mas apenas casualmente interessado em fitness, seu Feed irá mostrar isso”, afirmou Shashi Thakur, vice-presidente de Engenharia do Google.

“Você gastará menos tempo e energia tentando se manter atualizado com sus interesses e mais tempo curtindo e os cultivando. Seja você um amante de animais, leitor de Nietzsche, fanático por esportes, só pensa em Hip Hop, um mestre cervejeiros em desenvolvimento, ou qualquer coisa entre nisso, seu Feed deve se encaixar na sua fantasia”, diz Thakur.

O Google já havia adotado o Feed em dezembro, mas apenas para exibir avisos baseadas na interação do usuário com os serviços do Google –por exemplo: apareciam lembretes de compromissos, tirados do Calendário, e os horários de voos agendados. Ao adotar a exibição de lista de conteúdos, o Google se aproxima de redes sociais como Facebook e Twitter.

Seguir
Para aprimorar o Feed do Google, que será individualizado para cada usuário, será possível seguir tópicos de interesse. Assim, assuntos sobre aquele tema aparecerão com maior frequência no Feed. Isso poderá ser feito, por exemplo, com filmes, times de vários esportes, bandas, cantos e celebridades.

Fake news
Será possível obter informação a partir dos cartões mostrados no Feed. Bastará clicar neles. Ao clicar em um bloco que fale sobre uma exposição de um museu, o Google exibirá o endereço, formas de chegar até lá e os horários em que o lugar está aberto.

Quando o cartão mostrar uma notícia, haverá um carrossel logo abaixo que mostrará outras notícias correlatas. Quando houver, textos de checagem de fatos serão incluídos.

G1

Compartilhe

Comente: Google faz app de buscas virar feed de notícias, vídeos e assuntos populares