Driver: de sucesso a decepção

Jogo encantou milhões de fãs, mas lançamentos recentes fracassaram


Na nossa coluna de games de hoje, vamos falar um pouco sobre um jogo que já foi um dos maiores de todos os tempos, mas não soube transpor-se para uma nova plataforma, e acabou se transformando em uma franquia de fracasso. O jogo em questão é Driver.
Produzido pela Reflections Interactive, o primeiro Driver foi lançado em 1999, originalmente para o Playstation 1. Em Driver, o jogador desempenhava o papel de Tanner, um policial disfarçado que tinha como objetivo infiltrar-se numa organização criminosa, e tornar-se o motorista predileto dos bandidos. O jogo fez enorme sucesso na época. Com excelentes gráficos, o jogo foi desenhado para se parecer com os filmes dos anos 60 e 70. Até mesmo a trilha sonora, bastante caprichada no funk, dá a atmosfera destes jogos. A ação se passava em réplicas muito bem feitas das cidades de Miami, San Francisco, Los Angeles e Nova Iorque. O jogo ganhou premiações no ano de seu lançamento na E3, maior feira de games do mundo, e parecia ter seu sucesso garantido.
 
No finalzinho de 2000, foi lançada a tão aguardada sequência de Driver. Em novembro, chegou ao mercado Driver 2: The Wheelman is Back. Um jogo que não inovava muito o enredo em relação ao anterior, mas trazia uma inovação tecnologia bastante pedida por todos os jogadores: a opção de sair de dentro do carro e se aventurar pela cidade a pé. Driver 2 também fez estrondoso sucesso, e pode-se dizer que serviu de base para que GTA 3 fosse lançado com tanto frenesi e inovações no ano seguinte, já pelo Playstation 3.
 
Se não podemos provar que GTA 3 tinha copiado muita coisa de Driver 2, podemos dizer que já a partir de 2001, os jogos eram todos lançados para o Playstation 2. Essa nova plataforma era muito mais robusta que sua antecessora, e os jogos eram cada vez mais caprichados e elaborados. A expectativa era que o próximo lançamento da série Driver fosse algo não menos que fantástico. Entretanto, isso não aconteceu. Driver 3, lançamento do ano de 2004, não agradou nem público, nem crítica. O jogo era uma cópia descarada de GTA 3, de três anos atrás. Até as missões eram muito parecidas. Em 2004, já até havia sido lançado GTA: Vice City, um jogo que marcou época e é até hoje considerado um dos melhores de todos os tempos. Driver 3 foi um fracasso tão grande que até hoje a Reflections não lançou um grande jogo da série para as plataformas mais novas. Há rumores de que em breve será lançado mais um Driver. Resta saber se vai ser sucesso ou se a franquia se enterrará de uma vez por todas.

Compartilhe

Comente: Driver: de sucesso a decepção