Como melhorar a internet do celular? – 3 formas comprovadas!

Como melhorar a internet do celular?


Como melhorar a internet do celular? Como fazer com que a rede de dados móveis ou até mesmo wifi fique mais rápida quando usamos o smartphone? O que pode estar atrapalhando o desempenho da conexão em meu dispositivo móvel? Qual o telefone Americanet? Leia conosco e descubra técnicas de como melhorar a internet do celular. Vamos lá, leia com a gente!

Como melhorar a internet do celular?

Verifique a cobertura da rede

Como melhorar a internet do celular? Antes de realizar qualquer outra operação, aconselhamos a verificar se a cobertura de rede oferecida pela sua operadora é suficiente para atender às suas reais necessidades.

Você pode obter uma primeira confirmação disso dando uma olhada no ícone de sinal presente em seu smartphone ou tablet, normalmente localizado no canto superior direito ou esquerdo e tendo o formato de uma antena: quanto mais alto o número de travessas visíveis, melhor será a cobertura da área.

Verifique também se, junto ao símbolo do sinal, existe também o texto relativo ao tipo de conexão em uso (por exemplo, 5G ou 4G/LTE), para se certificar de que o sinal de internet está disponível.

E se você quiser ver com ainda mais clareza, pode usar a página apropriada disponível no site da sua operadora de celular, para ter um feedback gráfico sobre a qualidade do serviço para sua área de interesse.

Para encontrar a página exata a visitar, basta pesquisar no Google por frases como cobertura de rede celular [nome da operadora]: assim que chegar ao site de seu interesse, você deve especificar a área em questão no campo de pesquisa dedicado ver o mapa que aparece na tela para visualizar o tipo de cobertura presente.

Como melhorar a internet do celular? Ativar 5G ou 4G

Após realizar um teste de cobertura de rede e se certificar de que, na área de seu interesse, sua operadora de telefonia móvel oferece cobertura 5G ou 4G, recomendamos que verifique se seu smartphone (ou tablet) está configurado para uso da mais rápida conexão disponível.

No momento da redação deste guia, o melhor desempenho é oferecido pela conectividade em 5G, seguido em ordem decrescente (do mais rápido para o mais lento) pelo 4G e 3G.

Lembre-se, no entanto, que algumas operadoras oferecem planos dedicados exclusivamente à conectividade 5G: por isso, informe-se se o serviço está incluído ou não em seu plano de telefonia móvel.

Ativando em um Android

Dito isso, vamos ver como proceder juntos: se você tiver um dispositivo Android, abra as “Configurações” do dispositivo, vá para as seções “Rede e Internet” > “Rede móvel” > “[nome do SIM]” e toque no item “Tipo de rede preferido/Modo de rede”.

Observe que, dependendo do dispositivo em sua posse, o caminho a seguir pode variar um pouco: em smartphones Samsung, por exemplo, você deve acessar “Configurações” > “Conexões” > “Rede móvel” > “[nome do SIM]”. Em smartphones Xiaomi, no entanto, o caminho a seguir é “Configurações” > “Cartões SIM e redes móveis” > “[nome do SIM]”.

De qualquer forma, ao chegar ao painel dedicado, toque na opção “Preferir redes 5G” ou “5G/4G/3G”, para habilitar o uso da conectividade 5G, quando disponível e se estiver incluído no plano do seu SIM; para ativar o uso de 4G/LTE em vez disso, selecione o item “Preferir redes LTE/4G” ou “LTE/WCDMA/GSM”. Se aplicável, reinicie o dispositivo para que a alteração tenha efeito.

Ativando em um iOS

Se, por outro lado, o seu for um iPhone, abra as Configurações do iOS pressionando o símbolo de engrenagem localizado na tela inicial ou na Biblioteca de aplicativos, vá para as seções “Celular” > “Opções de dados” > “Voz de dados” e selecione o “5G ativo voice”, para habilitar a conectividade 5G sempre que possível (somente no iPhone 12 e posterior), ou 4G, para aproveitar a velocidade do LTE quando presente.

Se você optou por habilitar o 5G, também pode intervir nas opções para otimizar o tráfego de dados para alguns aplicativos, na presença de uma conexão rápida: abra o menu “Configurações” > “Celular” > “Opções de dados” do celular novamente, pressione o item “Consumo de dados” e coloque o sinal de visto ao lado do texto “Permitir mais dados na rede 5G”, para garantir que aplicativos compatíveis usem mais dados para atividades.

Restringir o download de atualizações em segundo plano

Outro comportamento que pode afetar a velocidade de navegação na Internet, principalmente quando a cobertura do sinal da rede celular é ruim ou você depende de um tipo de conexão pouco rápido (por exemplo, 3G), é o uso de dados em segundo plano por aplicativos e sistema operacional.

Em outras palavras, o download “silencioso” de atualizações e grandes quantidades de dados, mesmo quando os aplicativos não estão abertos em primeiro plano, podem desacelerar a navegação na Internet.

Felizmente, Android, iOS e iPadOS permitem limitar esse comportamento, impedindo que atualizações de aplicativos e sistemas operacionais sejam baixadas quando conectadas a uma rede de dados. Portanto, recomendamos que restrinja esse processo para evitar que sua interne

Compartilhe

Comente: Como melhorar a internet do celular? – 3 formas comprovadas!