Como criar uma senha segura na internet

Os cuidados para não ter dados roubados


Olá pessoal estamos trazendo até você mais um post sobre segurança, desta vez iremos abordar o tema “criação de senha”.

Sabemos que tudo o que nós vamos fazer na internet que provém de um acesso, necessita obrigatoriamente de uma autenticação de usuário e senha, onde os mesmos são cadastrados vários tipos de sites. Mas, no momento do cadastro da senha, sempre nos dá um branco na mente e ficamos pensando... o que colocar? Será o meu número de telefone, cpf, rg, data de nascimento?

Ó dúvida cruel, mas, se nós realmente ficarmos paranoicos com a segurança na internet, iremos saber o quanto é importante a criação de uma senha segura. Para isso devemos usar uma lógica simples, letras – números – caracteres especiais, ficou complicado, não se preocupe, pois a sequência é escolhida por você, exemplo:

Senha com proteção fraca:
o 102030
o 36629047
o Mariacosta27
o 300210

Senhas com proteção forte:
o Hyd098@!
o 894MhT$
o heleN54%#
o 09%JDS

Esses exemplos acima demonstram a diferença do acesso seguro e do não seguro.

Atualmente, existe vários programas desenvolvidos para descoberta de senha, os mesmos trabalham com o que chamamos de brute force ou força bruta, onde, seu objetivo é através de uma série de caracteres que vão do a – z, A – Z, 1 – 0 e incluindo todos os caracteres especiais existentes, ele através de combinações aleatórias tentam identificar sua senha.

Alguns softwares mais avançados conseguem através de determinadas palavras postas como “dicionário” para o software, usar combinações apenas com elas, o que pode facilitar a descoberta, um exemplo, seria um usuário possuir uma senha como o CPF, e no software ser procurado apenas números de CPF para o brute force.

Então lembre-se, sempre quando for criar senhas para e-mails, redes sociais, sites de vendas e etc, use a lógica de sempre colocar sua senha o mais embaralhado possível, mas, de forma que você não venha a esquecer é claro, pois, uma vez ela contendo todos os requisitos citados acima, pode ter certeza que o atacante pensará duas ou mais vezes antes de tentar descobrir sua senha.

Até o próximo post sobre segurança...

Por Galeno José

Compartilhe

Comente: Como criar uma senha segura na internet