Brasil supera mercado global e se destaca com crescimento de 12% no mercado dos jogos online em 2021
Desde o cassino online até os eSports, o brasileiro encontrou um novo hobby e tem gastado algum tempo com isso. Leia mais:
Enquanto o mercado global dos jogos eletrônicos sofreu uma queda de 1,1% no ano passado, o Brasil viu esse setor conseguir um salto de 12% no mesmo período. Assim, o país começou a ganhar destaque pelo futuro promissor com os jogos online. Desde o cassino online até os eSports, o brasileiro encontrou um novo hobby e tem gastado algum tempo com isso. Algumas pesquisas mostram que mais de 80% das pessoas com acesso à internet gostam desse entretenimento digital que fatura bilhões em todo o mundo.
Uma reportagem da revista Forbes, divulgada no início deste ano, mostrou que o mercado global dos games movimentou pouco mais de US$ 175 bilhões em 2021. Um valor que ficou abaixo do recorde conquistado no ano anterior, que foi de US$ 177 bilhões. O mercado brasileiro, no entanto, fez o movimento contrário e conseguiu um crescimento de 12% em comparação com 2020. Uma prova de que, mesmo com a crise mundial, esse é um setor consolidado por aqui.
Outra prova disso é o crescimento das publicações no YouTube com essa temática. Os jogos eletrônicos conseguiram ainda mais espaço na plataforma de vídeos, e aparece como um dos temas mais buscados por lá. Algumas projeções realizadas no início do ano apontam para um 2022 ainda mais voltado ao mundo dos games. Uma boa notícia não apenas para quem consome o conteúdo, mas também para quem produz e trabalha nessa indústria que tem quebrado vários recordes no Brasil.
Esses números positivos foram confirmados no relatório da Pesquisa Games Brasil (PGB), que realiza estudos anuais sobre o mercado interno. O estudo mostra que mais de 80% dos brasileiros estão aderindo aos jogos eletrônicos, e o modo online é um dos mais bem-sucedidos. Alguns títulos conhecidos, como Free Fire e CS:GO, por exemplo, aparecem na lista de mais populares. Porém, jogos mais simples, como alguns encontrados nos smartphones, são os que conseguiram maior adesão nos últimos dois anos.
Mercado polivalente
Uma das principais características do mercado dos jogos eletrônicos é a variedade de títulos disponíveis. Aqui no Brasil, os torneios de eSports estão fazendo muito sucesso e contribuem para esse crescimento anual de 12%. A audiência aqui é a terceira maior do mundo, mesmo com um investimento menor que outros países. Uma das esperanças é que isso faça o setor chamar mais atenção de empresas e potenciais investidores, para que toda essa audiência seja melhor aproveitada.
Além desses jogos mais modernos das competições oficiais, o mercado também abriu espaço para quem tem a preferência por uma diversão mais tradicional. Os cassinos online, por exemplo, estão em alta com os brasileiros com a versão digital de jogos como pôquer, roleta e até mesmo as populares caça-niqueis temáticas, também chamadas de slots machines. Alguns sites, como o Winner Casino e o Betzest Casino, oferecem bônus sem depósito para atrair novos jogadores e mostrar que as apostas online podem ser até mais simples e divertidas do que uma casa de apostas tradicional.
É assim que os jogos online estão ganhando espaço entre os brasileiros, e fazendo com que o mercado consiga crescimentos anuais acima da média global. A pesquisa focada neste universo mostra que 42% dos fãs de games estão gastando mais dinheiro para se divertir. Isso explica o aumento no faturamento de empresas e produtoras de jogos do Brasil e também do exterior.
Torneios e feiras
A evolução desse mercado deve abrir ainda mais espaço para eventos voltados ao universo dos jogos eletrônicos. No Goiás, por exemplo, já existem feiras e competições que chamam a atenção de jogadores de outros estados. A Up Expo Game, que acontece em Goiânia, é o maior evento desse setor do Centro-Oeste, sendo uma referência também em todo o Brasil.
O impacto em cidades menores, como é o caso de Rio Verde, acaba passando despercebido, mas ainda existe. Afinal, os jogos eletrônicos são acessíveis para qualquer pessoa que tenha acesso à internet, algo que tem melhorado no Brasil recentemente, com mais de 70% dos brasileiros conectados. Isso contribui no crescimento do setor.
Nos últimos dois anos, o entretenimento digital se consolidou no mercado nacional e conseguiu trazer um forte crescimento em diferentes setores. A alta de 12% conquistada em 2021 é uma prova disso, e deixa para trás até mesmo o mercado global, que sofreu com uma pequena recessão. Além disso, é possível criar uma expectativa positiva para 2022 por um crescimento maior.
Fonte: Unsplash