Bayer lança aplicativo para celular que identifica plantas daninhas

Além do aplicativo gratuito, a empresa vai lançar um sistema de monitoramento digital com imagens de satélite e coletadas por drones. Aplicativo terá teste em Rio Verde


Digital Farming é a aposta da Bayer para revolucionar a agricultura. Segundo a empresa, essa é uma tendência que vai facilitar o gerenciamento das fazendas e a tomada de decisões. Por isso, com essa perspectiva, a Bayer lançou o aplicativo gratuito WeedScout, capaz de que identificar plantas daninhas a partir de imagens tiradas pelo celular.
 
“O aplicativo tira uma imagem e faz um reconhecimento automático da planta daninha. As imagens são carregadas na nuvem e a resposta volta para o agricultor”, explica André Salvador, diretor de Digital Farming da Bayer. “Iniciamos um trabalho com universidades e parceiros para que todos ajudem a coletar essas informações em campo. A intenção é que a gente tenha o maior número possível de usuários para aumentar essa base de dados.”
 
Monitoramento digital
A Bayer também investe no monitoramento com imagens via satélite e por meio do uso de drones. A multinacional alemã tem um bom motivo para concentrar esforços no combate às plantas daninhas. “O aumento de resistência acontece todo ano. Além disso, o custo de controle de plantas daninhas têm aumentado cerca de 7% nos últimos anos”, afirma Salvador.
 
A empresa está realizando um projeto piloto na safra 2016/2017, com o monitoramento de 60 mil hectares. A previsão é lançar comercialmente o serviço de monitoramento digital na safra 2017/2018, inicialmente na região de Rio Verde, em Goiás. Segundo Salvador, a Bayer terá um laboratório de análise de imagens. “Ajudaremos a quantificar as plantas daninhas, vamos fazer um mapa mostrando ao agricultor a localização e a identificação. Com isso é possível fazer a aplicação a taxa variável e localizada dentro dos talhões de forma otimizada”, diz Salvador. “A intenção é ajudar o agricultor a ter informação para otimizar a tomada de decisão e aumentar a produtividade pela diminuição da matocompetição.”
 
Sistema de alertas

Outra tendência é aprimorar o monitoramento do clima. Para tanto, a Bayer oferece na internet um sistema de alertas com dados meteorológicos, além de divulgar probabilidades de incidência de pragas e doenças. “São estações meteorológicas virtuais. O agricultor pode colocar a latitude e longitude da fazenda e passa a receber alertas com as informações climáticas e de incidência de doenças”, diz Salvador.
 
Segundo Salvador, a Bayer instalou TVs com esses alertas nos pontos de venda e distribuidores da empresa, com o objetivo de fornecer essas informações aos agricultores que não têm acesso à internet. “A estratégia é ajudar o produtor a ter informação qualificada e em tempo real, melhorando o monitoramento da lavoura dele”, diz Salvador.
 
Investimento em aplicativos

O WeedScout não é uma iniciativa isolada da Bayer no mundo dos aplicativos para smartphones. A empresa possui também o aplicativo Bayer Agro, que fornece informações sobre o portfólio, com lista de produtos, bulas e um guia de doenças identificadas por imagens. Outro exemplo é o aplicativo do herbicida Alion, lançado em 2016, com o passo a passo pra a utilização do defensivo.
 
“Essas e outras iniciativas de Digital Farming para o desenvolvimento da agricultura de precisão com o uso de aplicativos para tablets e smartphones, estações meteorológicas, armadilhas de insetos, drones para captura de imagens, telemetria, modelagem de previsão climática e sensores remotos mostram os esforços da empresa neste emergente campo”, afirmou a Bayer em comunicado.

SF Agro

Compartilhe

Comente: Bayer lança aplicativo para celular que identifica plantas daninhas