O que é feminização facial, para que serve e quando é indicado?
Rosto feminino possui suas características específicas, de um jeito mais suave e harmonioso.
Rosto feminino possui suas características específicas, de um jeito mais suave e harmonioso. Para transexuais e transgêneros a mudança de sexo passar por um momento importante, onde transita muito pela identidade.
E a feminização facial é um tema muito envolvido nessa questão. Por isso, abaixo, entenda mais o que é, para que serve e onde fazer.
O que é a feminização facial?
É um conjunto de procedimentos cirúrgicos que visam dar traços femininos em pacientes transexuais e transgêneros. A face nos dá a primeira impressão visual e nos permite de uma forma rápida atribuir diretamente o sexo da pessoa.
Conhecida também como FF (Feminização Facial), este procedimento vem crescendo sua procura devido ao fato de tornar essas características mais suavizadas e harmonizadas, deixando mais semelhante a um rosto feminino.
Para que serve a feminização facial?
Como dito anteriormente, a feminização facial, através de processos cirúrgicos, com alterações dos tecidos moles e mais duros, darão a quem se submeter a tal processo, características mais femininas ao seu rosto.
Dessa forma, ela serve principalmente a transexuais e transgêneros em processo de mudança de sexo.
Quando é indicado?
Mas não só para pacientes transexuais e transgêneros a cirurgia de feminização facial é indicada. Mulheres com em casos de reconstrução de faces mutiladas devido a algum trauma ou patologia. Além, é claro, de casos mais estéticos, onde a mulher julga ter um rosto menos feminino, podem ser considerados.
Onde realizar a cirurgia de feminização facial?
Apenas em clínicas autorizadas e com especialidade na área de harmonização facial. É muito importante sempre ficar atento aos locais, a fim de evitar problemas maiores no processo de recuperação e alcançar o melhor resultado.
Já o profissional que poderá realizar a feminização facial, varia entre: cirurgião plástico, dentista, dermatologistas.
Em quanto tempo se tem o resultado esperado?
Segundo o Dr. Luiz Paulo Barbosa, o resultado esperado surge após sumir os inchaços e edemas do rosto, que duram por volta de 10 a 15 dias. Já o resultado 100%, ficará entre 3 e 6 meses, onde até esse período, ainda haverá inchaço residual pouco perceptível.
Quais os procedimentos necessários?
Existem diversos procedimentos que irão variar da necessidade ao gosto do paciente. Podemos citar alguns abaixo:
Frontoplastia óssea:
Suavização da testa com diminuição das proeminências ósseas.
Avanço do Couro Cabeludo: cirurgia associada à frontoplastia que permite uma diminuição da altura da testa dando um ar mais feminino ao paciente transgênero.
Levantamento das Sobrancelhas:
Permite reposicionar o músculo frontal mais superiormente e pode ser usada nas pacientes femininas com queda do supercílio pela idade.
Mentoplastias e Osteotomias dos Maxilares:
Mobilização dos ossos faciais e maxilares permitindo uma mudança espacial em todas as dimensões, sendo muito importante na transição da face masculina para a feminina.
Rinoplastia:
Cirurgia indicada para correção estética do nariz.
Quais os cuidados pós cirurgia de feminização facial?
O médico responsável pelo procedimento irá recomendar repouso, drenagem e até dietas mais específicas dependendo de cada paciente.